TEM SENHOR FEUDAL DA SUA EMPRESA?

TEM SENHOR FEUDAL DA SUA EMPRESA?

Sua empresa tá na idade média?

Me diz uma coisa: tem senhor feudal aí na sua empresa?

Como assim?

Durante a Idade Média, um feudo era uma terra concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar.

Os donos dos feudos eram chamados de Senhores Feudais. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios. Essa prática surgiu na alta Idade Média, depois do fim do Império Romano.

Conversando com a palestrante Aurea Cardoso há algum tempo atrás ela fez uma bela de uma comparação de como se depara com empresas atualmente que são tão departamentalizadas que mais parecem feudos. Cada departamento é tão fechado quanto um castelo, com funcionários que exigem e protegem suas burocracias como se fossem cavaleiros, e chefes tão autoritários e tão cheios de si quanto senhores feudais.

Ela me dizia sobre como essa atitude é maléfica quando olhamos a empresa em uma visão macro, como unidade, pois atitudes como essas acabam colocando em segundo plano o objetivo maior de qualquer negócio: suprir uma necessidade não atendida.

Como um corpo humano, uma empresa é formada por membros, departamentos neste caso, que tem como objetivo acelerar o alcance de uma única meta. Quando os departamentos trabalham visando seus próprios objetivos, a razão de se ter departamentos se perdem, né, pois, ao invés de acelerar o alcance de uma única meta, o que acontece é exatamente o contrário, com pitadas de stress e cabelo branco.

Imagine como seria complicado chegar em algum lugar se seu corpo tivesse que andar para frente, mas suas pernas insistissem em ir para o lado.

Você já fez parte de alguma empresa formada por senhores feudais?

Me conta aí nos comentários como você se sentia?

E não se esquece de curtir esse post e marcar alguém que vai achar esse assunto interessante.

Lucas Lopes – Fundador da Motiveação Palestras

Escreva um comentário