Perfil de liderança: entenda quais são as características de um bom líder

Perfil de liderança: entenda quais são as características de um bom líder

A Tecnologia da Informação é muito importante para qualquer empresa que deseja se inovar e ganhar seu espaço em um mercado tão competitivo. Contudo, para que isso ocorra, é preciso contar com bons líderes, que tenham as características necessárias para constituir um bom perfil de liderança.

Um líder eficiente trabalha de forma colaborativa e sabe extrair o máximo dos colaboradores, estabelece o ritmo da equipe, define prioridades, motiva as pessoas, melhora os processos internos, criar outros líderes e demais funções que vão alinhar a equipe em um só objetivo, que é o crescimento profissional e o desenvolvimento da empresa.

Se você quer conhecer as características principais para se tornar um exemplo de líder, continue lendo este texto!

Quais atributos todo líder deve ter?

Em geral, existem atributos indispensáveis e que devem fazer parte de qualquer líder, independentemente do tamanho da empresa ou do ramo. Veja a seguir!

Inspiração

Se você deseja ter uma equipe produtiva, deve buscar ser uma inspiração para ela. Você deve seguir aquilo que pede aos colaboradores. É um grande engajamento para os subordinados ver o líder motivado na empresa em que eles estão ajudando a desenvolver. Isso garante o respeito de todos!

Comunicação

Saber repassar de forma clara e objetiva todas as orientações é essencial para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos colaboradores e criar um ambiente laboral mais favorável depende também de uma comunicação eficaz.

Seja acessível ao seu time. Dialogar fora do horário de trabalho pode auxiliar no processo de construção de uma comunicação saudável.

Conhecimento da equipe

Saiba reconhecer que todos os membros da equipe têm necessidades, competências e desafios particulares. Isso significa respeitar os limites e não invadir a privacidade deles. Dê feedbacks que ajudem na evolução, no aprimoramento e no crescimento dos colaboradores e tenha em mente que cada um é uma peça fundamental para fazer a empresa prosperar. Não se esqueça que o líder tem uma parcela de responsabilidade tantos nas falhas quanto nos acertos de todos.

Delegação

Delegar funções é importante para formar uma equipe organizada e eficiente. Além de mostrar confiança nos profissionais, você também ganha mais tempo para focar nas suas atribuições.

O caminho para delegar é conhecer os pontos fortes de cada um da equipe e aproveitar essas habilidades.

Respeito e flexibilidade

Um bom líder deve ser respeitado e não temido. É necessário saber lidar como autoridade prosseguindo com suas estratégias, porém sem diminuir as opiniões dos colaboradores, valorizando as ideias positivas.

Versatilidade

O líder deve se adaptar às mudanças, bem como compreender e buscar oportunidades que ofereçam a visão necessária para que a empresa se desenvolva. A versatilidade é um atributo que motiva, inspira e cria gestores capazes de entender sobre vários assuntos que podem colaborar com o dia a dia.

 

Como deve ser o perfil de liderança em TI?

Os perfis de líderes são distintos — cada um com suas especificidades. Contudo, algumas características são essenciais e devem estar presentes nos grandes gestores de TI. Acompanhe!

Saber como agregar ações e processos

Ter um bom relacionamento com as outras áreas da instituição para simplificar a interação de ações e o gerenciamento de projetos organizacionais é fundamental.

Além disso, é preciso ouvir as necessidades desses departamentos na busca de melhorar a integração de atividades, escolher as novas tecnologias que vão contribuir mais efetivamente na empresa, definir as atividades e funções dos colaboradores etc.

Ter visão estratégica

É preciso ter a capacidade de aprimorar os processos institucionais, o que exige uma habilidade de ver tecnicamente os fluxos de trabalho dentro do negócio.

É necessário também implantar indicadores de desempenho e desenvolver uma visão a longo prazo no intuito de identificar as tendências, chances e novas possibilidade de atender junto ao mercado, além de planejar ações que vão elevar o desempenho de processos e pessoas, otimizando os recursos.

Conhecer a empresa

O líder de TI deve conhecer sobre os negócios empresariais e o funcionamento do seu departamento, bem como participar, sempre que possível, de ações de vendas, definição de novos processos, desenvolvimento de produtos etc.

Assim, será possível conhecer melhor como o negócio funciona. Estando ordenado ao seu entendimento de TI, facilitará na escolha de tecnologias que gerarão benefícios para a organização. Isso condiz com uma das características mais importantes do líder de TI, que é a identificação de recursos práticos e funcionais para a empresa.

Entender as mudanças de mercado

Acompanhar as inovações é primordial para a liderança de TI. Os profissionais de sucesso costumam estar atualizados sobre as novidades e as descobertas que podem impactar os rumos dos negócios.

Por isso, atualize seus conhecimentos constantemente. Isso pode ser feito por meio do acompanhamento de fóruns de discussão, sites, blogs, entre outros. Você também pode se reciclar e especializar, visando o aperfeiçoamento na carreira e o aumento do desempenho profissional.

Saber a necessidade de investir em tecnologia

Uma outra qualidade é a capacidade de identificar demandas nos processos organizacionais e direcionar investimentos em tecnologias para solucioná-las. Isso engloba a habilidade de atender pedidos de soluções e ferramentas e a verificação da necessidade de obter esses recursos.

 

Quais ferramentas de gestão são úteis para a empresa?

Descobrir tecnologias que tragam automatização e otimização dos processos, redução de despesas, gerenciamento eficaz, entre outros, gera um diferencial competitivo. Conheça a seguir algumas ferramentas de gestão que podem trazer diversas vantagens para a empresa.

Scrum

Método utilizado para uma gestão dinâmica de projetos, sendo, na maioria das vezes, empregado para o desenvolvimento rápido de um software. Permite controlar de maneira eficaz as atividades, fortalecendo as equipes que trabalham por um único objetivo.

Atualmente, é fundamental para algumas instituições, pois simplifica a definição dos objetivos e o cumprimento de prazos estabelecidos.

Slack

Por meio desse recurso, é possível criar uma sala de bate-papo dentro de uma empresa, com vários canais e assuntos específicos para cada tipo de grupo. Dentro desses canais, é possível trocar mensagens de textos, documentos, vídeos etc. A finalidade é otimizar o tempo e eliminar os e-mails enviados com cópias para todos. Também é possível criar um canal de comunicação direto com clientes, fornecedores e parceiros.

Agile

É uma alternativa para atender demandas e projetos de maneira flexível, dinâmica e produtiva. No desenvolvimento ágil, é usada uma abordagem de planejamento interativa, com ações apresentando etapas curtas, conhecidas como interações.

Trello

É uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas muito versátil e que pode ser ajustada conforme as necessidades da empresa. Pode ser usada para organizar as tarefas de trabalho, prioridades etc. É muito vantajosa para trabalhos em equipe.

Viu como ter um perfil de liderança adequado ao profissional de TI é essencial para o cumprimento dos objetivos e metas da instituição? É preciso ter e trabalhar as características apresentadas para que seu trabalho seja reconhecido e possa contar com um time de profissionais motivados, dedicados, produtivos e que realmente queiram fazer a diferença na empresa, contribuindo para o seu progresso.

 


MARCELO BRAGA

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Escreva um comentário