Simon Sinek Mentalidade de riqueza

Simon Sinek

Não definido, NDF
Entre R$ 300-500K
Português
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Simon Sinek ganhou notoriedade principalmente após a sua TED Talk de 2009 — um dos talks mais vistos até hoje, intitulado “How great leaders inspire action” — ou “Como grandes líderes inspiram ação”.

Ele é autor de best-sellers como “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, além de ser fundador da Start With Why, uma empresa que oferece os recursos para inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.

Mas o que há de tão importante na noção de que vale a pena encontrar um porquê? É o que a ideia do Círculo Dourado — ou Golden Circle — se propõe a esclarecer.

O que é o Círculo Dourado?
O Círculo Dourado é um modelo que Simon Sinek criou para explicar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradores que geram lealdade e criam verdadeiros movimentos.

O raciocínio simples, porém, poderoso, é simbolizado com 3 círculos: o primeiro é maior e representa o “o que”; o segundo é menor e está dentro do primeiro, representando o “como”; e o terceiro é ainda menor e está dentro do segundo, representando o “porquê”.

No contexto dos negócios, isso mostra que grande parte ou todas as empresas sabem definir o “o que” com facilidade: os produtos que vendem, os serviços que oferecem, a indústria a qual pertencem e os seus concorrentes.

A quantidade de negócios que entendem o “como” é menor, já que isso envolve, entre outros fatores, os diferenciais do negócio e processos bem definidos.

Por fim, o número de companhias que têm noção do seu “porquê” é ainda mais baixo, afinal, defender uma causa ou ter um propósito forte é o mais complicado.

Ou seja, o que encontramos na maioria das empresas são decisões e ações de comunicação voltadas ao que é mais óbvio para elas e para o mercado (o “o que”) e menos preocupadas com um lado mais subjetivo (o “porquê”). É uma abordagem de fora para dentro do Círculo.

Simon defende que o sucesso está na visão de dentro para fora, tanto que na TED Talk ele faz questão de repetir que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.

Assim, Sinek propõe que as empresas passem a agir e a fazer campanhas de marketing a partir de um “porquê” e, só então, estabelecer o “como” e o “o que”.

 

 

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