Silvio Celestino
Mais sobre o palestrante
Sílvio Celestino é Vice-Presidente da Federação Internacional de Coaches Charter Chapter São Paulo. Atua como coach de presidentes, VPs, diretores, CEO´s e gerentes de organizações na América Latina, Europa e África.
Silvio Celestino é coach de gerentes, diretores e CEOs desde 2002. Também atende a executivos que desejam assumir esses cargos. Possui certificação e experiência internacional em coaching. Foi executivo sênior de empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 1994.
Autor dos livros: “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes”, “Conversa de Elevador – uma fórmula de sucesso para sua carreira” e “Diversity in coaching – working with age, gender, culture and race”, esse último escrito em parceria com Jonathan Passmore e Marshall Goldsmith, este último considerado o mais importante coach executivo da atualidade.
Fundador da Alliance Coaching – empresa especializada em Coaching para altos executivos. Fundador da “Enlevo – Treinamento para líderes” e foi Vice-Presidente do Chapter São Paulo da Federação Internacional de Coaches (Brasil). Administrador de Empresas e Analista de Sistemas, formado pelas Faculdades Associadas de São Paulo.
Pós Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Certificado em Coach e Master Coach pelo Instituto de Coaching Integrado.
Certificado em Administração de Experiência do Consumidor pela Shaun Smith Co (Inglaterra). Executivo de Negócios por 20 anos em organizações como Microtec Sistemas e Digital Equipment Corporation – hoje HP. Fundador da Symox Informática. Colunista e fonte sobre liderança empresarial, gestão de pessoas e carreira executiva dos portais Você S.A., Exame, Infomoney, Administradores, Mundo RH e do programa Olhar Digital.
Conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos em São Paulo, ABRH-SP, onde também coordena o Grupo de Estudos de Gestão de Cultura Organizacional.
Especialidades:
- Coaching Executivo
- Workshops e palestras sobre:
- Liderança executiva e empresarial
- Gestão de pessoas
- Competências de liderança como: feedback, motivação de pessoas, follow-up, comunicação, entre outras.
Temas das Palestras Online e Presenciais:
Coaching:
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um propósito, objetivo e metas. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraqueza e qualidades. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio.
Coaching executivo (executive coaching) - direcionado para desenvolvimento de competências de liderança. Foca as habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos que reduzam sua efetividade. Pode ser direcionado para coaching de habilidades, performance, desenvolvimento ou negócios.
Coaching de desenvolvimento humano - direcionado para outras áreas da vida da pessoa. Neste sentido os temas podem ser: aprimorar comunicação, relacionamentos, ser mais assertivo, deixar um legado, entre outros.
Coach Café:
Reunião de desenvolvimento de executivos em grupo para discussão de problemas reais de liderança com um coach. Neste evento os executivos trazem questões relacionadas a competências de liderança e gestão de pessoas e são conduzidos a estabelecer metas e criar ações para resolvê-las.
Supervisão para coach e líder-coach:
Reuniões periódicas com profissionais formados em coaching ou em liderança-coaching e que desejam acelerar seu desenvolvimento de forma personalizada.
Liderança:
Liderança é uma habilidade que se adquire pela transformação de conhecimento em falas e ações focadas nos propósitos da empresa. O líder deve ter um profundo interesse em conhecer-se e em como seus liderados funcionam e por isto o trabalho de desenvolvimento humano é essencial para a formação de líderes éticos e que apresentem equilíbrio entre os resultados de curto e de longo prazo.
O líder transformador, como transformar pessoas em líderes:
Um grande problema que as empresas enfrentam é a necessidade de formar líderes executivos constantemente em acordo com as necessidades dos negócios.
Quando isso não ocorre, a companhia apresentará pontos de fragilidade para o seu crescimento, manutenção de momento favorável, ou mesmo de capacidade para lidar com uma crise.
Essas situações são motivos de muito estresse, insegurança e incerteza do crescimento e lucratividade da empresa.
A causa disso é que a formação constante de gerentes e diretores requer metodologia para ser feita e a sensibilização de todos para a relevância do tema para o futuro da organização.
Por essa razão, a palestra: “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes” é uma excelente solução para a conscientização da relevância da formação de gerentes e novos líderes na empresa.
Nesse trabalho, os profissionais são conscientizados sobre as melhores práticas de liderança em competências como: comunicação, delegação, follow-up, feedback, motivação e gestão de agenda.
Além disso, conhecerão os melhores estilos de liderança para cada contexto empresarial e, principalmente, qual a responsabilidade e a conexão de todos os gestores com os resultados da empresa.
O importante é que a companhia saiba criar novos líderes executivos especializados na gestão de pessoas.
E que esse desenvolvimento aconteça no ritmo adequado para suas operações e levando em conta as situações impostas pelo mercado.
A gestão de pessoas feita apropriadamente por líderes executivos resulta no desenvolvimento dos colaboradores, do espírito de equipe e do senso de responsabilidade de todos pelos resultados duradouros.
Palestra: O que o RH deve considerar para contratar um processo de coaching
Uma dificuldade que as empresas encontram é compreender todas os pormenores do processo de coaching e como ele deve ser aplicado aos executivos.
Quando esse conhecimento é falho ou incompleto, faz a companhia investir em contratações equivocadas de coaches.
Isso resulta em muita frustração, insatisfação e resultados negativos.
A causa disso é que contratar um coach requer conhecimento e, principalmente, critérios específicos para que seja feito de maneira correta.
Por essa razão, o workshop: “O que o RH deve considerar para contratar um processo de coaching”, é uma excelente alternativa pra conhecer, aprofundar e tirar dúvidas sobre como contratar e aplicar o processo de coaching dentro da empresa.
Nele, os profissionais saberão todos os aspectos do processo e como ele deve ser aplicado na estrutura de desenvolvimento de gestores da companhia.
O importante é que o coaching seja utilizado de maneira a capacitar os líderes mais relevantes a empresa.
E que seja uma ferramenta decisiva para a companhia atingir os resultados que deseja por meio de líderes extremamente capacitados na gestão de pessoas, operações e no atendimento aos clientes.
Palestras sobre competências específicas de liderança executiva e empresarial:
Um problema que acontece nas empresas é a necessidade de fazer seus diretores e gerentes refletirem e desenvolverem uma única competência de liderança.
Isso acontece principalmente após uma pesquisa de clima organizacional ou de “melhor lugar para se trabalhar” e que tenha revelado pontos bem determinados a serem desenvolvidos nos gestores.
Nesse caso, uma palestra específica pode ser uma solução mais motivadora do que os fazer ver todo o espectro da liderança.
Por essa razão apresentamos palestras que abordam somente uma única competência que pode ser:
- Como delegar de modo efetivo
- Como dar feedback que desenvolva os colaboradores
- Como motivar pessoas continuamente
- Comunicação executiva: acabe com os problemas de comunicação na empresa
- Gestão de agenda e de prioridades
- Introdução à estratégia empresarial – como entender o negócio da companhia
- Como preparar-se para crises
Esses são assuntos que todo gerente e diretor deve relembrar frequentemente para desenvolver seus times em acordo com os propósitos da empresa.
Em geral, o dia a dia desses gestores o fazem negligenciar a importância de repetir e atualizar seus conhecimentos, conceitos e melhores práticas de liderança continuamente. Sem esse esforço, podem se tornar anacrônicos ao longo do tempo.
Portanto, o propósito dessas palestras é não apenas conscientizá-los a respeito desses temas, mas motivá-los a fazer seu autodesenvolvimento de modo constante e consistente. E, ao realizarem isso, se tornem modelos a todos os colaboradores.
AT 06-23
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