Mais sobre o palestrante
Estratégias de comunicação para um impacto positivo na experiência do cliente
Com mais de 20 anos de experiência, Ricardo Pena é um especialista em experiência do cliente e comunicação, dedicado a ajudar empresas a construir diferenciais competitivos. Ao longo de sua carreira, atuou como empresário, diretor, consultor e palestrante para grandes organizações, sempre focando na evolução das relações entre empresas e seus clientes por meio de tecnologia, processos e pessoas.
Ricardo foi um dos fundadores da Net Call Center, uma das primeiras empresas a oferecer atendimento eletrônico, permitindo que o atendimento via internet se tornasse uma realidade. Em 2004, como consultor na Avaya, ele implementou mudanças significativas nos maiores contact centers do Brasil, promovendo o autoconhecimento e humanização das interações entre empresas e clientes.
Em 2007, fundou a Ducovox, que revolucionou os treinamentos de oratória e experiência do cliente, enfatizando não apenas métodos, mas também a mudança de comportamento no engajamento do público. Em 2020, cofundou a PeopleXperience, onde lançou a primeira ferramenta nacional e gratuita para mapeamento de personas e da jornada do cliente.
Autor do livro O Caminho do Cliente, Ricardo traz entusiasmo e paixão pela comunicação, acreditando que a habilidade de se relacionar pode fazer uma diferença significativa na vida das pessoas. Suas palestras são projetadas e tem o prosósito para inspirar e capacitar o trabalho entre equipes, fornecendo conceitos práticos sobre como transformar experiências de clientes e aprimorar a comunicação dentro das organizações.
AT0924
Contrate o(a) palestrante Ricardo Pena.
Palestrantes relacionados
Mathias Emke
David Portes
Fernando Dantas
Caio Poli
Bruno Stuchi
Tomás Duarte
Pedro Superti
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor