Ricardinho Pozzi
Mais sobre o palestrante
Ricardinho iniciou a carreira no seu time de coração, o Paraná Clube. Teve uma passagem de aproximadamente um ano no Bordeaux.
Ganhou destaque internacional atuando pelo Corinthians onde chegou em 1998. No Parque São Jorge se tornou ídolo do clube, conquistou dois títulos brasileiros em 1998 e 1999, dois Campeonatos Paulistas, um Rio-São Paulo 2002, uma Copa do Brasil 2002 e o primeiro Mundial de Clubes da FIFA. O jogador atuava com craques como Vampeta, Marcelinho Carioca, Rincón, Edílson e Luizão, Ricardinho teve a melhor fase de sua carreira no clube do Parque São Jorge nos anos de 1998 até 2002, e é lembrado até hoje pelo gol no últimos segundos do jogo contra o Santos pelo campeonato Paulista em 2001, onde o Corinthians se sagrou campeão. Após conseguir chegar a Seleção Brasileira e até disputar a Copa do Mundo de 2002, Ricardinho acabou se envolvendo em polêmicas e deixou o Corinthians para defender as cores do São Paulo.
Se transferiu para o rival São Paulo em 2002, numa transferência que ficou conhecida como a maior do futebol brasileiro até então, retirando um grande ídolo do maior rival, com o valor estipulado em, valores de 2013, 7,8 milhões de euros (um ano após a negociação, os valores estavam estipulados, pela imprensa, em R$ 3 milhões). No Morumbi, não caiu no gosto da torcida e não conseguiu repetir as grandes atuações nos tempos de Corinthians. Deixou o São Paulo para jogar no Middlesbrough, mas pouco atuou e retornou ao Brasil para defender o Santos.
Voltou ao Brasil meses depois para defender o Santos, outro rival de Corinthians e São Paulo. No Campeonato Brasileiro de 2004, foi o capitão do clube da Vila Belmiro, que conquistou o torneio. Marcou gols importantes na campanha,como na penúltima rodada contra o São Caetano e no jogo do título contra o Vasco. Ricardinho foi considerado um dos principais jogadores do certame e venceu o prêmio Bola de Prata, da revista Placar. Permaneceu no clube até o final do Campeonato Brasileiro de 2005.
Após isso jogou em um time da Turquia onde conquistou a copa da turquia em 2007. logo depois em 2009 foi para o Atletico Mineiro e se aposentou como jogador após sair do Esporte Clube Bahia.
Como técnico comandou o treinou o Parana, Avaí, Ceará, Santa Cruz, Portuguesa, Tupí, e o Ultimo time que comandou foi o londrina.
Atualmente Ricardinho é o comentarista de Futebol do SportTV e ministra palestras que vem trazendo um grande sucesso no Brasil.
Temas de Palestra:
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Superação de Desafios / Mudanças
- Motivação
- Liderança
Tipos de Trabalho:
- Esportes - Futebol
- Esportes - Técnico / Treinador
AT0723
Contrate o(a) palestrante Ricardinho Pozzi.
Palestrantes relacionados
Renato Gaucho
Júnior
Morten Soubak
Abel Braga
Emerson Leão
Jose Carlos Brunoro
Doriva Ex-jogador de futebol
Vanderlei Luxemburgo
Paulão do Vôlei
Mano Menezes
José Roberto Guimarães Medalhista olímpico
Dunga
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor