Pedro Doria
Mais sobre o palestrante
Pedro Doria é editor do Meio, uma newsletter diária que informa tudo o que há de importante no dia em 8 minutos. Assine.
Não custa nada. É também colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, da rádio CBN, além de escritor.
É autor de sete livros. Manual para a Internet (Revan, 1995) foi o primeiro publicado no Brasil sobre a rede.
O livro mais recente é 'Tenentes, A Guerra Civil Brasileira’, sobre o movimento revolucionário dos anos 1920 nascido dentro do Exército brasileiro.
Sua coluna sobre vida digital já passou pelos três principais jornais do país. Começou na Folha, em 2004, e hoje sai às sextas-feiras tanto no Globo quanto no Estadão.
Por ela, venceu em 2015 o Prêmio Comunique-se: melhor jornalista de tecnologia brasileiro e o Prêmio Especialistas, na mesma categoria.
Pedro viveu por dois períodos no Vale do Silício: entre 1989 e 1990 e, posteriormente, entre 2008 e 2009. Foi Knight Latin American Fellow na Universidade de Stanford (Califórnia) e Peter Jennings Fellow no National Constitution Center (Filadélfia).
Em 2012, liderou no Globo a equipe que venceu o Prêmio ESSO de Melhor Contribuição à Imprensa.
Iniciou a carreira como colunista da revista Macworld Brasil, em 1994. Trabalhou na TV Globo, em O Dia, nos sites NO. e NoMínimo e no Estado de S. Paulo, onde chegou a editor-chefe de Conteúdos Digitais. No Globo, foi também editor-executivo.
Entre 2002 e 2009 escreveu um premiado blog sobre política internacional. Inter é a outra área à qual se dedicou como editor em NO. e NoMínimo e, posteriormente, como editor-assistente no caderno Aliás, do Estadão.
Recebeu o Prêmio Caixa de Reportagem Social, o Bobs, da rede alemã Deutsche Welle, e o Best Blogs Brazil na categoria política.
Palestra sobre Covid-19
1. Impactos econômicos graves. 2. Impactos políticos importantes. 3. Aceleração de transformações da sociedade via tecnologia. Peste Negra: Não se sabe ao certo quantas pessoas a maior pandemia da história matou, mas foi neste período que a palavra ‘quarentena’ surgiu. Na Europa, havia uma cultura profundamente católica — mas a religião não pôde resolver o problema. Após a onda, que durou de 1347 a 1351, todos começaram a prestar mais atenção em ciência. A Peste Negra marca o fim da Idade Média. Na sequência veio o boom econômico e político de Florença, que se tornou rapidamente um dos centros do mundo. Sim, a cidade mais afetada do continente se tornou o centro de uma revolução, o Vale do Silício da época. A geração seguinte iniciou a transição para o que chamamos Renascimento. Gripe Espanhola: Recém-eleito, o presidente Rodrigues Alves foi uma das vítimas da pandemia, logo após a Primeira Guerra. O Brasil de depois entrou num profundo ciclo de transformação que levou ao fim da República Velha, à rápida industrialização e crescimento. Um país novo se apresentava. No mundo, a década de 1920 foi marcada por uma revolução de comportamento e abertura, a Era do Jazz, a popularização do rádio, o início das viagens aéreas regulares. E a Covid-19? Estamos apenas começando a lidar com a maior pandemia desde a Gripe Espanhola. Também ela deve acelerar uma transição no mundo — vamos sair, na outra ponta, mais digitais. Porque pandemias mudam tudo. Sempre. Aceleram mudanças ou as forçam. Nossos filhos estão assistindo a aulas online, estamos nós reinventando nossos trabalhos por videoconferência, e adaptando nossas casas para que sejam ambientes de moradia, mas também de estudo e de trabalho. Coméricos estão se reorganizando para trabalhar com delivery, pessoas começam a descobrir uma nova forma de disciplina. Preste atenção em empresas do mercado financeiro e do Vale do Silício, que são as mais habituadas a trabalhar com dados: várias estão se mexendo para tornar o home office definitivo. Isto transformará não são os negócios, como o mercado imobiliário e a maneira como cidades funcionam. Haverá um rápido avanço de banda larga. Mas o que estas mudanças significam e quão longe vão? Já temos pistas importantes.
Temas de Palestras Presenciais e On Line:
- Economia e Investimentos
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Jornalistas
- Criatividade e Inovação
- Tecnologia
- Mediadores
- Mestre de Cerimonias
- Motivação
- Politica - Jornalistas
- Redes Sociais
- Impacto politico na rede
- Redes sociais / Mídias Sociais
AT0723
Contrate o(a) palestrante Pedro Doria.
Palestrantes relacionados
Carla Cecato
Herodoto Barbeiro
Heraldo Pereira
Ibsen Costa Manso
Monica Balgarten De Bolle
Hermano Henning
Felipe Moura Brasil
Basilia Rodrigues
João Borges
Helder Caldeira
Jorge Caldeira
Armando Boito Jr.
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor