Muhammad Yunus
Mais sobre o palestrante
Muhammad Yunus, é um economista, banqueiro e professor. Em 2006 foi laureado com o Nobel da Paz. É autor do livro Banker to The Poor. Pretende acabar com a pobreza através do banco que fundou, do qual é presidente e no qual o governo de Bangladesh é o principal acionista, o Grameen Bank, que oferece ativamente microcrédito para milhões de famílias. Afirma que é impossível ter paz com pobreza.
Formou-se em Economia em Bangladesh, doutorou-se na Universidade Vanderbilt e foi professor na Universidade de Dhaka. Em 1976, constatou as dificuldades de pessoas carente em obter empréstimos na aldeia de Jobra, num Bangladesh empobrecido e recém-separado do Paquistão. Por não poderem dar garantias, os bancos recusavam-lhes as pequenas quantias que permitiriam comprar materiais para trabalhar e vender, e os usuários taxavam os empréstimos com juros altos.
Yunus acredita que todo ser humano possui instintos de sobrevivência e autopreservação, uma prova disto são os milhões de pobres que existem no mundo, onde mesmo miseráveis, conseguem contornar ao máximo sua situação. Sendo assim, a forma mais efetiva de ajudar estas pessoas é incentivar o que elas já tem, seu instinto. Quando confere recursos para estas pessoas, por pouco que seja, consegue melhorar sua condição de vida utilizando-se do seu já senso de sobrevivência.
Muhammad Yunus criou então o Banco Grameen, que empresta sem garantias nem papéis, sendo, sobretudo, procurado por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. A taxa de recuperação é de 98,85%.
Filantrópico de coração, Muhammad Yunus trabalha continuamente para melhorar a vida dos outros e, desde então, recebeu o Prêmio Nobel da Paz ao lado do Grameen Bank por seus esforços para criar desenvolvimento econômico e social.
Estabelecendo uma forte paixão por finanças e economia depois de estudar e obter um PhD em Economia, o Professor Yunus queria ajudar outras pessoas com suas habilidades em finanças. Ao retornar a Bangladesh, Muhammad ingressou no Departamento de Economia da Universidade de Chittagong como presidente. Mais tarde, em 1976, ele começou a oferecer apoio financeiro aos pobres, fornecendo-lhes empréstimos sem garantias. Ele nomeou este projeto Grameen Bank, o projeto que mais tarde se tornaria um sucesso, provendo empréstimos aos indivíduos pobres de Bangladesh. O Grameen Bank é amplamente bem-sucedido, hospedando uma média de 8,4 milhões de mutuários, ajudando incríveis 97% das mulheres com um bilhão e meio de dólares todos os anos.
Apaixonado por promover o desenvolvimento econômico e social dos menos afortunados do que ele, Muhammad estabeleceu o Centro Yunus em 2008. Muhammad estabeleceu o Think Tank com uma série de missões em sua agenda, sendo a principal a Campanha Mundial Livre de Pobreza. Um forte crente de que a pobreza é desnecessária e imposta aos indivíduos pela sociedade, Muhammed está certo de que criar um mundo livre de pobreza é uma questão de vontade. O Centro Yunus trabalha para reunir parceiros e redes em todo o mundo, promovendo a erradicação da pobreza em Bangladesh até 2030. O centro também trabalha para aumentar a conscientização sobre as instituições de erradicação da pobreza existentes, atua como um centro de recursos para negócios sociais, espalha o conhecimento de Muhammad sobre a erradicação pobreza e também oferece programas acadêmicos que abrangem o conhecimento de Muhammad em negócios sociais.
Reverenciado em seu setor, Muhammad foi altamente recompensado ao longo de sua carreira. Ele é um dos apenas sete indivíduos que receberam o trio da Medalha de Ouro do Congresso, Medalha Presidencial da Liberdade e um Prêmio Nobel da Paz. Muhammad também foi homenageado com mais de 50 doutorados honorários diferentes, de universidades em países como Bélgica, Costa Rica, Japão, Peru, Espanha, Tailândia e Reino Unido, para citar alguns. Em 2010, o New Statesman listou Muhammad na lista das 50 figuras mais influentes do mundo em 2010 e em 2012 ele foi creditado pela revista Fortune como um dos 12 maiores empreendedores da era atual .
Como palestrante internacional e palestrante motivacional, Muhammad fez inúmeras palestras em todo o mundo. Aparecendo em vários programas de TV, como The Oprah Winfrey Show e The Colbert Report. A experiência de Muhammad é muito procurada em todo o mundo, com alguns dos maiores nomes influentes buscando suas proezas. Com um conhecimento inestimável no mundo das finanças e da economia, Muhammad faz palestras incríveis discutindo tudo, desde a pobreza até o empreendimento social e o microcrédito. Uma figura incrivelmente influente, Muhammed possui realmente uma palestra especial que não pode ser perdida.
AT0823
Contrate o(a) palestrante Muhammad Yunus.
Palestrantes relacionados
Alexandra Ribeiro Magula
Salim Ismail CEO Singularity University
Margherita Della Valle CEO da Vodafone
Mia Couto
David Antonio Diaz Almazan
Peter Diamandis CEO da XPRIZE Foundation
Ian Beacraft
Andrew Winston
Daniel Goleman
Michelle Obama Ex-primeria dama dos EUA
Amy Webb
Sammy Obara
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor