Marcus Nakagawa Sustentabilidade e ESG (governança ambiental, social e corporativa)

Marcus Nakagawa

São Paulo, SP
A consultar
Português
Falar com um consultor

Mais sobre o palestrante

Game changer | LOVE PEOPLE & PLANET | Professor | Awarded Author | TEDX Speaker & Mentor

Marcus Nakagawa, professor, autor premiado, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e conselheiro deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis.

Professor da graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social, terceiro setor e empreendedorismo; Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Também é coordenador da ESPM + Sustentável, para inserção do tema na ESPM. 

Fundador e Ex sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Responsável pelo Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, projeto da iSetor realizado em parceria com a IBM, Sebrae, Tetrapak, entre outros. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIM, Fiat, Fundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

Doutorando em Sustentabilidade (EACH USP). Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC). 

Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos. 

Autor de capítulos em 7 livros e dos livros Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo. Ganhador do Prêmio Jabuti 2019 na categoria Economia Criativa.

 

AT0324

Palestras

01

ESG e sustentabilidade empresarial

Apresentar o panorama do planeta por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) da ONU e as transformações necessárias para a gestão organizacional e empresarial por meio do ESG e da sustentabilidade.

Principais temas abordados na palestra:

  • Os desafios do Brasil e do Mundo
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
  • Principais conceitos de ESG e Sustentabilidade Empresarial
  • Casos e práticas de ESG e Sustentabilidade Empresaril
  • O que tudo isso tem a ver com os profissionais e com a empresa?
  • Dicas de atitudes mais sustentáveis e projetos de ESG
02

O ESG como vetor de mudança na organização

Apresentar de forma dinâmica como o ESG pode ser um vetor de transformação na organização.

Principais temas abordados na palestra:

  • Os desafios do Brasil e do Mundo
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
  • Como implementar o ESG na organização?
  • Quais são os principais desafios do ESG na empresa?
  • Casos de ESG
  • Desenvolvendo o ESG na empresa
03

Inovação para sustentabilidade

Objetivo: Mostrar como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de inovação.

As empresas estão sempre buscando uma forma de se diferenciar no mercado e muitas vezes não investem em inovação. E esta inovação está na ampliação de sua percepção das questões ligadas aos seus públicos de interesses (stakeholders) e nas questões ambientais e sociais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Quem são os seus públicos de interesses
  • O que é inovação
  • Sustentabilidade como inovação
  • Casos de sucesso e de inovação
04

Sustentabilidade na Pequena e Média Empresa: necessidade ou obrigação?

Objetivo: Mostrar a importância de se ter este tema no radar, no planejamento e de preferência implementado na empresa.

As grandes empresas multinacionais, o cliente “dos sonhos” de qualquer PME, estão exigindo que seus fornecedores passem por auditorias de cunhos social, ambiental, legal, trabalhista, entre outros.

Principais temas abordados na palestra:

  • Principais conceitos
  • Casos de sucesso e insucesso
  • Ferramentas e os principais passos para o pensamento estratégico da sustentabilidade
05

Escolhendo um estilo de vida sustentável

Objetivo: Refletir sobre o atual estilo de vida e apresentar modelos e formas para uma transição mais sustentáveis.

Cada dia mais escutamos colegas reclamando do trânsito, do fluxo de trabalho, da contas, enfim. E todos desejam um estilo de vida mais humana, com mais contato com a natureza e com tempo com familiares e amigos.

Principais temas abordados na palestra:

  • Minha vida está um caos!
  • Por que os outros tem um estilo de vida melhor que o meu?
  • O que é um estilo de vida mais sustentável?
  • Ferramentas e técnicas
  • Mudanças e transformações
06

Como não ser Ecochato ou Biodesagradável

Objetivo: Mostrar de uma forma dinâmica e com bom humor casos de sucesso de como não ser Ecochato e desenvolver um pensamento para a inserção da sustentabilidade na estratégia de negócios.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Os personagens da empresa e principais perfis de uma empresa
  • O que é sustentabilidade para cada perfil?
  • Buscando vínculos, mostrando sinergia nos departamentos e moedas relacionais de troca
  • Alinhando ao negócio: macroambiente e microambiente
  • Cockpit: mostrando as metas.
07

Escolhendo o trabalho ou o estilo de vida?

Objetivo: Apresentar para o público as novas áreas de trabalho como o terceiro setor, a sustentabilidade, a economia criativa e o negócio social. Áreas em evidência nos tempos atuais que alinham valores pessoais com a atuação laboral.

Principais temas abordados na palestra:

  • Conceitos sobre terceiro setor, sustentabilidade, economia criativa e negócios sociais
  • O que se faz em cada área
  • Cenário de trabalho de cada área de trabalho
  • Alinhando valores pessoais com o trabalho
08

Meta empreendedorismo

Objetivo: Motivar o empreendedor (empresarial e departamental) e apresentar histórias de sucesso e fracasso por meio da meta linguagem, ou seja, o empreendedor falando do empreendedor.

Principais temas abordados na palestra:

  • Traga o seu sonho do plano da ideia para a realidade
  • Construa e busque apoio no seu networking
  • Tenha claro e transpareça sua missão e metas
  • Veja como financiar o seu empreendimento
  • Construa momentos de visibilidade para a organização e para o time.
09

Empreendedorismo Social: Mitos e Verdades

Objetivo: Apresentar o que é o empreendedorismo social e desmitificar a temática.

A busca pelo propósito e o trabalho cada dia está maior entre as novas gerações e as gerações que estão abandonando as empresas. O mercado fala sobre os negócios sociais, os negócios de impacto social e as organizações da sociedade civil organizada. Trabalhar com propósito e ganhar dinheiro é possível? Mas afinal o que é mito e o que é verdade?

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é empreendedorismo social?
  • Quem é o empreendedor? Quem é o empreendedor social?
  • Organizações do terceiro setor
  • Negócios de impacto e negócios sociais
  • Casos e exemplos  / principais players no país.
10

A arte de dar e receber no mundo corporativo e organizacional – moedas relacionais de troca

Objetivo: Mostrar como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de inovação para as PMEs.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão sempre buscando uma forma de se diferenciar no mercado e muitas vezes não tem tempo de inovar, pois o dia a dia acaba consumindo o seu tempo. E esta inovação está na ampliação de sua percepção das questões ligadas aos seus públicos de interesses (stakeholders) e nas questões ambientais e sociais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Quem são os seus públicos de interesses
  • O que é inovação?
  • Sustentabilidade como inovação
  • Casos de sucesso e de inovação
11

Sustentabilidade como base para inovação nas PMEs

Objetivo: Mostrar como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de inovação para as PMEs.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão sempre buscando uma forma de se diferenciar no mercado e muitas vezes não tem tempo de inovar, pois o dia a dia acaba consumindo o seu tempo. E esta inovação está na ampliação de sua percepção das questões ligadas aos seus públicos de interesses (stakeholders) e nas questões ambientais e sociais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Quem são os seus públicos de interesses
  • O que é inovação?
  • Sustentabilidade como inovação
  • Casos de sucesso e de inovação
12

Networking em momentos de crise

Objetivo: Apresentar que o Networking tem que ser feito constantemente e as mostrar as principais técnicas desta ferramenta.

Os profissionais de mercado sempre estão focados nas suas empresas, empreendimentos e contatos ligados ao seu dia a dia. Raramente fazem networking fora da empresa, da organização ou da instituição. O que acarreta numa diminuição do seu networking, ou uma rede menor. Quando uma crise chega na empresa e as demissões começam, os profissionais começam o networking. E com isso muitas vezes já é tarde demais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Crise e agora?
  • Quem são meus amigos e quem são meus colegas?
  • Principais ferramentas de networking – o que fazer?
  • Contato constante
  • Dar e receber
13

Trabalho e motivação social: como juntar projetos sociais com o meu estilo de vida?

Objetivo: Apresentar modelos e ideias para juntar projetos sociais com alguns estilos de vida.

Já ouvimos alguns amigos e amigas falando que gostariam muito de ajudar mais pessoas, ajudar a natureza e fazer algo com propósito. Porém não tem tempo ou acham que precisam dedicar o tempo todo para estas atividades. Ou ainda estão deixando para mais tarde, quando se aposentarem ou quando ganharem mais dinheiro.

Principais temas abordados na palestra:

  • Quero ajudar e não sei como?
  • O que é um projeto social? O que é voluntariado?
  • Estilos de vida
  • Ferramentas e técnicas
  • Mudanças e transformações
14

101 dias com ações mais sustentáveis

Objetivo: Apresentar algumas das ações mais sustentáveis para o dia a dia.

Todos os dias sou questionado como colocar esta tal da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável no dia a dia. Esta palestra está baseada no livro 101 dias com ações mais sustentáveis para melhorar o mundo. No final da palestra livros serão sorteados também.

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é sustentabilidade?
  • O que são os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
  • Estilos de vida
  • Ações mais sustentáveis para o dia a dia
  • Mudanças e transformações
15

Jovens e a mudança do mundo

Objetivo: Apresentar para os jovens alguns caminhos para a inovação e a mudança do mundo.

A história mostra que, principalmente, os jovens foram os responsáveis pelas mudanças no mundo. E que o espírito questionador destas novas gerações  faz com que haja transformações disruptivas. Como lidar com este tema? Que mudança fazer?

Principais temas abordados na palestra:

  • O é o jovem? Quais são as gerações?
  • Que mudanças queremos? Quais os desafios do mundo atual e futuro?
  • O que são os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
  • Estilos de vida
  • Mudanças e transformações
16

Negócios sociais, um novo modelo de empresa?

Objetivo: Apresentar o que é o negócio social e discutir o modelo de negócio.

A busca pelo propósito e o trabalho cada dia está maior entre as novas gerações e as gerações que estão abandonando as empresas. O mercado fala sobre os negócios sociais e os negócios de impacto social. Trabalhar com propósito e ao mesmo tempo ganhar dinheiro. Mas afinal o que é neste novo modelo de empresa?

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é empreendedorismo social?
  • Por que precisamos de empreendedores sociais?
  • Negócios de impacto e negócios sociais
  • Casos e exemplos  / principais players no país
17

Buscando o propósito para o empreendimento e para o trabalho!

Objetivo: Mostrar que dá para conciliar o propósito com o trabalho ou o empreendimento.

A busca pelo propósito e o trabalho cada dia está maior entre as novas gerações e as gerações que estão abandonando as empresas. As pessoas estão cansadas do mesmo estilo de vida de trabalhar, trabalhar, fazer contas e fazer dívidas. A questão financeira não é a única prioridade de um público que cada vez mais está aumentando. Como criar propósito para o empreedimento ou para o trabalho que eu realizo?

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é propóstio?
  • Por que os outros tem um estilo de vida melhor que o meu?
  • O que é uma vida com propósito?
  • Como unir o que eu gosto com o que eu acredito?
  • Casos e exemplos
  • Ferramentas e técnicas
18

Sob Demanda: desenvolvemos a palestra dentro da sua necessidade

Perguntas Frequentes

Não encontrou sua dúvida? Entre em contato conosco!

Quanto custa uma palestra de Marcus Nakagawa?

O cálculo do valor de uma palestra de Marcus Nakagawa leva em conta diversas variáveis como modalidade (online ou presencial), público total, local, duração da apresentação, entre outras.

Como contratar uma palestra de Marcus Nakagawa?

O primeiro passo para contratar uma palestra de Marcus Nakagawa é ter em mente as variáveis citadas acima ao solicitar um orçamento para o nosso time comercial através do formulário disponibilizado abaixo.

Contato

Você está prestes a contratar Marcus Nakagawa

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Nome é obrigatório!
Empresa é obrigatório!
E-mail inválido!
Telefone inválido!
Campo é obrigatório!
Contato

Precisa de ajuda para escolher um palestrante?

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.

Falar com um consultor
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Depoimentos

O que falam do nosso trabalho.

Bruno Miller Bruno Miller / Syngenta Digital

Nossos clientes