Por favor, aguarde...

Motiveação Palestras Motiveação Palestras

 

Palestrantes

Motivação

Marcos Pontes

Palestrante

Marcos Pontes tem atuado como educador por décadas, porém, suas atividades como palestrante foram intensificadas a partir de 1998. Antes disso, as aulas e as palestras do engenheiro Pontes eram basicamente focadas na apresentação de aspectos técnicos e de pilotagem para plateias específicas. Após ter sido escolhido, por seleção pública de âmbito nacional realizada em 98, para representar o Brasil no Programa da Estação Espacial Internacional na NASA em Houston, no Texas, Pontes assumiu as funções civis de astronauta.

Com a grande repercussão do fato, em especial devido a sua inspiradora história, começando como eletricista aprendiz aos quatorze anos de idade para ajudar no orçamento de casa até chegar a ser o primeiro astronauta profissional do hemisfério sul do planeta, ele passou então a compartilhar sua experiência de vida, motivando milhões de jovens para também conquistarem seus sonhos, ingressarem nas carreiras militares e nas áreas de ciência e tecnologia.

A profissão de astronauta é uma das mais exigentes do planeta. Até hoje, ao longo de toda a história da humanidade, o que implica em muito mais do que os atuais 7 bilhões de habitantes, menos de 600 pessoas já estiveram no espaço. Astronautas são raros, e não é por acaso.

As dificuldades da carreira começam na seleção. Para ser candidato a astronauta é necessário ter uma carreira já completamente estruturada e sólida nas áreas de exatas ou biológicas. Isso significa ser pós-graduado em uma das carreiras dessas áreas, como engenharia, física, medicina ou outra, e ter muitos anos de trabalho reconhecido e destacado no seu setor profissional. Além disso, é preciso ter saúde praticamente perfeita, características adequadas de personalidade, capacidade de trabalhar em condições extremas de estresse isolado e em equipe, habilidades de liderança, fluência em diversos idiomas e facilidade de comunicação com o público.

Como você pode imaginar, a concorrência é enorme. A NASA abre um concurso público a cada dois anos, aproximadamente. Dezenas de milhares de profissionais apresentam suas inscrições. De todos esses, apenas um grupo de 20 ou 30 (quando muito) são escolhidos.

No meu caso, por exemplo, fui escolhido por concurso público realizado pela NASA e pela AEB no Brasil, em 1998, para compor a turma 17 de astronautas da NASA. Não sei o número inicial de candidatos no Brasil, mas em um país com cerca de 200 milhões de habitantes, você pode imaginar a concorrência para se escolher 1 (um) único astronauta. Em termos de qualificação profissional e formação acadêmica antes da seleção em 1998, minhas credenciais são idênticas àquelas da maioria dos astronautas americanos, e isso não foi por acaso. Como ser astronauta era meu sonho desde a adolescência, desenvolvi minha carreira profissional com base na média do que eu via nos astronautas da NASA.  Foram muitas décadas de trabalho e estudo para conseguir a qualificação necessária, e a seleção feita no Brasil foi a oportunidade que eu esperava.

Depois da seleção, vem o curso de astronauta. São dois anos de atividades que colocam cada um de nós no seu limite. A ideia é isso mesmo: conhecer seus limites intelectuais, técnicos, físicos e emocionais. O espaço é um ambiente implacável. Um erro é o bastante para causar a sua morte e a morte da sua tripulação. O curso precisa nos preparar para essa realidade.

No dia a dia, nossa atividade tem a ver com a nossa formação. No caso dos engenheiros, como eu, desenvolvemos projetos de sistemas e muitas outras atividades associadas como segurança operacional, análise técnica, materiais, etc. No setor operacional, temos o treinamento específico para as missões espaciais e, é claro, a realização de voos espaciais, onde somos colocados em condições extremas e temos que ter uma performance em equipe perfeita, sem erros, sob pena de morte. Além de tudo isso, todos nós, astronautas, temos funções e representações que nos levam para atividades de gerência e liderança no setor social, em empresas privadas e nas relações internacionais.

Então, finalmente, vem a resposta à pergunta:

“Como eu posso ajudar sua empresa e você a ter um melhor desempenho?”

De forma simples, resumida e especificamente com relação ao meu conhecimento profissional e experiência de vida, a resposta pode ser estruturada da seguinte forma:

Motivação e Inspiração

Venho de uma família humilde. Passei por muitas dificuldades para vencer os desafios e obstáculos da vida na busca pelo meu sonho. Superei muitas limitações e problemas até ter sucesso na vida e me tornar o primeiro astronauta da história do Brasil. Minha história de vida é a ferramenta que uso para motivar e inspirar pessoas a lutarem pelos seus objetivos. Como palestrante, consultor ou coach, adoro compartilhar o que aprendi na vida e ver o sucesso de outras pessoas e de suas organizações e empresas. Lembre-se: uma empresa nunca terá sucesso nas suas metas se seus colaboradores não estiverem devidamente inspirados e motivados. Eu posso ajudar a reacender essa motivação!

Treinamento de Recursos Humanos

Treinamento e preparação pessoal para realizar atividades profissionais de grande dificuldade e importância são elementos constantes ao longo de toda a minha vida. Além da minha experiência de vida profissional no setor operacional como piloto de caça, piloto de testes e astronauta, também gerencio e lidero projetos em empresas e outras organizações. Também trabalho diretamente com educação e com coaching no desenvolvimento de pessoas. A soma dessas atividades me qualifica e permite tratar com facilidade de temas de caráter prático na formação do profissional, tanto em aspectos práticos do dia a dia, quanto em aspectos comportamentais. Isto é, minha carreira me permitiu aprender na teoria e na prática o que é mais importante e as técnicas mais eficientes para preparar outros profissionais.

Gerenciamento de Projetos e Segurança Operacional

Tenho trabalhado em projetos, durante toda a minha vida profissional, no Brasil e no exterior, nas mais diversas funções: como analista, técnico, engenheiro, líder e gerente. Na área de segurança operacional, já são mais de 25 anos de experiência em prevenção e investigação de acidentes, incluindo casos famosos como o do ônibus espacial Columbia. A experiência internacional nessas áreas por quase 20 anos junto a instituições como NASA, Agência Espacial Japonesa, universidades, centros de pesquisas, ONU, governos, etc. também me traz conhecimento e pontos de vista bastante interessantes para serem compartilhados com instituições e empresas no Brasil. É isso que faço ao ser contratado como consultor, coach, palestrante ou para cursos nessas organizações.

Liderança e Trabalho em Equipe

Quando vemos um time de atletas durante um jogo, temos um exemplo simples de como uma equipe bem ajustada e liderada pode atingir bons resultados. Mas o que acontece se o time perder? No caso de uma tripulação espacial, temos o exemplo extremo de liderança e trabalho em equipe. Se o líder falhar ou a equipe não tiver o desempenho previsto, as consequências são catastróficas. Trabalhamos em situação crítica e aprendemos, na teoria e na prática, como ter sucesso e realizar nossas tarefas e missões no espaço em equipe. É essa experiência e conhecimento que posso trazer para dentro das organizações, traduzindo os aspectos essenciais da liderança e trabalho de tripulações espaciais (e de operações militares também) para o mundo corporativo.

Certamente, poderíamos continuar com essa lista para casos ainda mais específicos, mas acredito que a pergunta anterior já deve ter sido respondida na sua mente.

Palestras

  • Motivacional
  • Resiliência Emocional
  • Planejamento de Vida
  • Planejamento de Carreira
  • Profissionalismo
  • Liderança e Trabalho em Equipe
  • Gerenciamento de Tempo
  • Gerenciamento de Projetos
  • Segurança Operacional
  • Curiosidades do Espaço
  • Palestras Virtuais

 

“Marcos Pontes é o primeiro e único Astronauta Brasileiro à ir ao Espaço”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de Motivação > >

Missão Cumprida: a Historia Completa da Primeira Missão Espacial Brasileira – Este livro é um registro histórico precioso, escrito por quem viveu cada minuto de uma historia fascinante, cheia de reviravoltas, emoções, intrigas, dificuldades, superação e sucesso. Com uma narração rica e cativante, o astronauta brasileiro revela fatos inéditos, compartilhando suas idéias e sensações durante todo os eventos que envolveram os bastidores, a preparação, a execução, as polemicas e os impactos da primeira missão espacial tripulada da historia do Brasil.

 

É Possível! Como Transformar Seus Sonhos Em Realidade – Você viajará lado a lado com o primeiro astronauta brasileiro, o professor Marcos Pontes, através de todos os cenários e estágios da conquista do seu sonho. Compartilhar ideias e caminhar para a realização pessoal acompanhado por um mentor com tamanha qualificação é um privilégio. Além de sua inspiradora história de vida, cheia de desafios, superação e sucesso, Marcos Pontes usará toda a sua experiência como engenheiro e coach de desenvolvimento pessoal para prepará-lo e conduzi-lo, passo a passo, desde a concepção da ideia, o planejamento e a execução das ações, até a realização do seu projeto de vida. O Astronauta revelará seus segredos de sucesso por meio de lições preciosas sobre autoconhecimento, preparação pessoal, relacionamento, liderança e desenvolvimento profissional.

Não há depoimentos para este palestrante no momento :/
Envie seu depoimento

Verificar Disponibilidade
TEMAS
  • Presença Vip
  • Superação de Desafios
  • Trabalho em Equipe
  • Motivação
  • Mestres de Cerimônias
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança
  • Criatividade e Inovação
INVESTIMENTO

Entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00

LOCALIZAÇÃO

São Paulo

Outros Palestrantes

Daniel Godri Junior PR
Motivação

Daniel Godri Junior

Palestrante

Entre R$ 8.000,00 e R$ 20.000,00
Grace Downey e Robert Ager SP
Motivação

Grace Downey e Robert Ager

Palestrantes Motivacionais

Até R$ 8.000,00
Gustavo Ziller MG
Motivação

Gustavo Ziller

Montanhista

SOB CONSULTA
Ivan Moré SP
Motivação

Ivan Moré

Jornalista da Globo e Palestrante

Entre R$ 8.000,00 e R$ 20.000,00