Márcia Cristina Gonçalves de Souza
Mais sobre o palestrante
Carioca, formada em jornalismo, iniciou a carreira na área de Comunicação Social de uma grande empresa do mercado financeiro. Atuou também como repórter de TV em Salvador e editora de reportagens em Curitiba.
Em 1995 passou para a área de negócios gerenciando a revisão de rotinas operacionais e em seguida foi gerente geral de unidades de negócios na Bahia por mais de 12 anos.
Pós-graduada em Gerência de Marketing pela ESPM/SP (ministrado em Salvador) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Salvador em parceria com a UFRJ.
Sua experiência profissional foi a fonte de inspiração para escrever o livro “Ética no Ambiente de Trabalho – Uma abordagem franca sobre a conduta ética dos colaboradores”, lançado em 2009 pela Editora Elsevier-Campus.
No livro, assim como nas palestras e workshops, Márcia defende que as empresas preocupadas com as questões de sustentabilidade estão investindo em ética nos negócios, mas que a empresa que pretende ser verdadeiramente ética, e ser reconhecida por isso, precisa contar com o trabalho de colaboradores éticos.
Assim, não basta criar um Código de Ética sem investir no desenvolvimento da consciência ética junto aos colaboradores. Afinal, a atuação empresarial é o resultado de decisões e atitudes de todos os seus representantes.
A concepção pessoal do que é eticamente correto varia conforme a formação, cultura, caráter e vivências individuais.
Sendo assim, diferentes interpretações de situações cotidianas do trabalho comumente dão origem a decisões não alinhadas com o ideal de comportamento ético adotado pela direção.
Atitudes impensadas podem destruir a reputação da empresa e a carreira do empregado. É justo, portanto, que as empresas procurem reduzir esse risco dando oportunidade a seus colaboradores de conhecer a cultura corporativa desde o momento da admissão no emprego e evitando que haja erros provocados por desconhecimento, desinformação e, até mesmo, por ingenuidade.
Com vários exemplos baseados em fatos reais, a autora analisa condutas antiéticas praticadas no cotidiano das empresas que ainda são aceitas e até mesmo consideradas normais.
São comportamentos que privilegiam os interesses pessoais em detrimento dos interesses da empresa.
Obviamente que a consequência é a existência de um alto custo invisível. Um ambiente de trabalho onde os comportamentos antiéticos não são inibidos compromete a produtividade, a lucratividade e até mesmo a imagem da empresa, gerando prejuízos, desmotivação e possível perda de talentos.
Temas de Palestras:
- Crescimento Pessoal e Profissional
- Ética
- Jornalistas
- Ética no Ambiente de Trabalho
- Cidadania
Contrate o(a) palestrante Márcia Cristina Gonçalves de Souza.
Palestrantes relacionados
Beto Gioia
Marcos Piangers
Kadu Molina
Monja Coen Roshi
Anete Guimarães
Alan Santanna
Xan Ravelli
Monja Zentchu
Zeca de Mello
Aldo Novak
Márcio Fernandes
Priscilla Caminha
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor