Luciano D Agostini
Mais sobre o palestrante
Luciano Luiz Manarin D´Agostini é economista, graduado pela Universidade Federal do Paraná (2002), com mestrado (2004) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2010) pela mesma instituição.
Possui pós-doutorado em Macroeconomia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Foi aluno visitante do doutorado em Métodos Numéricos Aplicado à Estatística pela UFPR (2006-2010).
Foi também aluno visitante do doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/ RJ, onde fez isoladamente disciplinas de economia monetária, macroeconomia e finanças. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento”, cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa e Qualidade/CNPQ.
Tem experiência no mercado financeiro, de seguros e de fomento mercantil, uma vez que possui habilitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para administrar carteiras de investimento em renda fixa e variável; da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para administrar e comercializar seguros de todos os ramos e; da Associação Nacional dos Factoristas (ANFAC) para exercer o fomento mercantil.
A área de pesquisa concentra-se em macroeconomia, política monetária, política fiscal, política cambial, modelos de crescimento econômico, finanças, geopolítica, estatística e séries temporais.
Detém técnicas de gestão de carteiras de fundos de investimentos, de análise e previsão macro-econométrica, gestão de risco, liquidez bancária e análise de crédito.
É autor do Livro Econometria Temporal Multivariada (Ed. Blucher 2011), co-autor do Livro Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2010) e de artigos técnicos-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Acumula homenagens e prêmios na área econômica: na conclusão da graduação (2002), ganhou da UFPR/CORECON o Certificado dos melhores coeficientes de rendimento; ganhou o Prêmio Paraná de Economia (2005)/CORECON/PR, categoria Artigo de Economia; ganhou o Prêmio Brasil de Economia 2010, 2012 e 2013 pelo Conselho Federal de Economia, categoria Livro de Economia e artigo técnico-científico.
Recebeu também o Prêmio Selo de Qualidade Acadêmica na sua tese de doutorado, pela Editora Blucher (2011).
Foi professor substituto do departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (2003-2004), onde lecionou macroeconomia, microeconomia, estatística e econometria.
Em 2005 iniciou atividades de docência nos cursos de MBAs em finanças e controladoria no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX), lecionando como convidado, em várias cidades do Brasil, as disciplinas de política monetária, mercado financeiro internacional, câmbio, mercado de renda fixa e variável, mercado a termo, mercado futuros e swaps.
Em 2009, revitalizou o curso preparatório ao Exame Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), este que habilita o candidato ao mestrado ou doutorado em economia.
Desde então coordena o curso e leciona eventualmente as disciplinas de Microeconomia, Macroeconomia, Estatística e Matemática.
No Esporte:
Além de Economista o Luciano também pratica natação rotineiramente há 30 anos. Nascido em Curitiba, Paraná, aos 12 anos começou a nadar no extinto Clube do Golfinho (1988) para se recuperar de um acidente de trânsito.
Três anos mais tarde (1991), começou a treinar e competir nas categorias de base com o Prof. Daniel Wolokita.
Sem família abastada para “paitrocinar” o esporte, recebeu incentivos de alimentação, vale-transporte e viagens no começo da carreira de dois grandes empresários do Paraná, Srs. Jorge Abage e Ângelo Pizzato.
Aos 15 anos começou a treinar no Clube Curitibano, onde passou grande parte da sua carreira como nadador. Pelo Clube Curitibano, obteve suas principais vitórias em equipe e individuais. Nadou com o Prof.
Dr. Paulo Bento (1992 a 1995), com o Prof. Marcos Chaiben (1997 a 1999), in memoriam, e com o Prof. Christian Carvalho (2003 a 2007). Teve passagens pelo Paraná Clube (2000), Santa Mônica (2001) e Academia Gustavo Borges (2008-2011). Atualmente é nadador máster da Academia Swimex e do Fluminense Foot Ball Club.
De 1994 a 2007, nadou Troféu Brasil de Natação, quase que ininterruptamente. Em 2004, aliando os treinamentos, estudos e trabalho na área econômica, começou também a participar de competições internacionais de natação masters nas Américas, Europa e Oceania.
E não parou mais! Movido pelo espírito “Master para o presente, master para a Vida” e “Saúdável, esportivo e jovem (Fit, Fun and Forever Young)”, de 2004 a 2017, participou de 7 campeonatos mundiais de natação master, promovidos pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA) e de 4 World Mastes Games (Jogos Mundiais Masters), promovidos pela International Masters Games Association (IGMA).
Nestes anos de carreira como nadador acumulou na bagagem títulos pessoais importantes como a figuração entre os 10 melhores atletas do mundo na categoria master, pelo ranking mundial TOP 10 FINA (temporadas 2004 a 2013) nas provas de nado costas, livre e revezamentos.
Nos campeonatos mundiais FINA Masters conseguiu o bronze no Mundial de Rimini-Itália (2004 e 2012), a prata em Perth-Austrália (2008), 5º. Lugar no Mundial de Gotemburgo–Suécia (2010) e no Mundial de São Francisco-Estados Unidos (2006).
Igualmente vitorioso, no World Masters Games (Jogos Mundiais Masters) obteve 21 medalhas em 4 edições: Auckland-Nova Zelandia (2017); Torino-italia (2013), Sidney-Austrália (2009) e Edmonton-Canadá (2005), sendo 6 de ouro, 10 de prata e 5 de bronze com estas conquistas, em 2017, torna-se o nadador master brasileiro com o maior número de medalhas neste tipo de evento.
Recebeu da Câmara Municipal de Curitiba, em 2007, o Prêmio Mérito Esportivo junto com Ricardo Zonta (Fórmula 1) e Danyele Hipólito (Ginástica Olímpica).
Em 2016, carregou a Tocha Olímpica na cidade de Curitiba, dias antes do início dos Jogos Olímpicos RIO 2016.
Luciano D´Agostini foi o idealizador e criador da Maratona Aquática de Curitiba, evento este que consiste num superrevezamento de equipes, que reúne aproximadamente 800 nadadores e 40 academias/clubes. O evento tem por objetivo promover aos participantes o exercício da cidadania, o trabalho voluntário, a ação social e a doação de alimentos.
Temas das Palestras
- Déficit Público Federal e os impactos para as cidades brasileiras
- Desindustrialização no Brasil
- Economia Chinesa: impactos na Economia Brasileira
- A Macroeconomia da Semiestagnação Brasileira
- Desenvolvimentismo para o Brasil
- Dívida Pública, Orçamento Público e Crescimento Econômico no Brasil
- Política, Pena de Morte e Corrupção: existe saída?
- Bolha Imobiliária no Brasil? Existe ou Não Existe? Que indicadores Macroeconômicos Acompanhar?
- Mercado Imobiliário
- Giro pelo Mundo: Indicadores Macroeconômicos
- Macroeconomia, Política e Conjuntura: Cenário Nacional e Internacional
- As recentes condutas de Política Monetária, Fiscal, Creditícia e Cambial no Brasil
- Realidade, Perspectivas e Oportunidades para o Brasil
- O novo ciclo de pobreza no Brasil: origens e causas
- Saída para o Desenvolvimento: Educação e Complexidade Tecnológica
- Reservas Cambiais, Swap Cambial, Títulos Públicos e a relação com Taxa de Câmbio
- Moderador de Debates em Macroeconomia e Finanças
- Esporte e Educação
- Superação e Desafios
- Trabalho Voluntário e Esporte
- Alimentação, Esporte e Longevidade
- Um giro pelo mundo com a Natação
- Viagens Fantásticas pelo Mundo através do Esporte
Palestras Online:
- Plano Econômico Emergencial para o Brasil dado a crise do Petróleo e Corona Virus para salvar o país da Depressão
- Cenário dos impactos do Setor da Construção Civil dado a crise do Petróleo, Corona Virus e queda súbita de demanda no Brasil.
- Planos Econômicos Emergenciais nos principais países do mundo dado a crise do Petróleo e Corona Virus para salvar planeta da depressão.
- Cenário dos impactos do Setor da Construção Civil dado a crise do Petróleo, Corona Virus e queda súbita de demanda no Brasil.
- Impactos das Políticas Fiscais e Monetárias no Brasil: Cenário para Inflação, Desemprego, Renda e Taxa de Câmbio
- Cenário da Crise Fiscal no Brasil: existe saída após a pandemia?
- Cenário diante de possíveis Reformas do Governo Bolsonaro (PECs) em ambiente de Crise Global
Contrate o(a) palestrante Luciano D Agostini.
Palestrantes relacionados
Andre Pessoa
Gustavo Favaron
Luiz Roberto Cunha
Fernando Nakagawa
Salette Lemos
Rodrigo Bauce
André Perfeito
Márcio Holland
Marcos Mendes
Henrique Meirelles
Luiz Gonzaga Belluzzo
Juan Jensen
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor