Loo Nascimento Bráfrica em nós
Mais sobre o palestrante
A fashionista que se tornou uma verdadeira ‘caçadora de coisas daora’
Loo Nascimento, baiana e Hostess, stylist, se especializou em Cool Hunting pelo Istituto Europeo di Design, termo que pode ser traduzido para o português como “caçadora de coisas daora”.
Teve sua vida mudada pelo blog pessoal criado em 2011, que se transformou num projeto de referências de comportamento & estilo e tomou a forma de uma militância estética com poderes muito maiores do que ela poderia imaginar. A baiana conquistou uma legião de mais de 60 mil seguidores no Instagram.
Aprendeu a gostar de moda dentro de casa, na Bahia, onde esteve rodeada o tempo todo de mulheres assumidamente vaidosas. Mergulhou de vez no segmento quando se mudou para a capital paulista para modelar e, apesar de adorar as passarelas, encontrou sua verdadeira paixão nos bastidores. “O desfile só é a pontinha do iceberg”.
Foi prestando atenção no que acontecia detrás das coxias que a modelo resolveu criar um blog no qual dividia suas referências de comportamento e estilo para outras meninas. Mas faltava a mão na massa. Decidiu então confeccionar algumas camisetas com frases de empoderamento e comercializá-las numa lojinha virtual. Só que ainda não bastava.
Que a Loo é fissurada por moda vocês já entenderam. O que talvez não tenha ficado ainda tão claro é que, dentro desse universo enorme, ela sempre nutriu um xodó: a estampa. O hobby de farejar as melhores cores, texturas e figuras nos tecidos é apelidado pela modelo de “garimpo” – e o entusiasmo com o que ela explora essas possibilidades faz com que o codinome quase que assuma o sentido literal da palavra.
Foi desse fascínio que surgiu a Dresscoração, coleção de roupas idealizadas e desenhadas por ela, cujas estampas brasileiras se misturam com a estética africana – em suas próprias palavras: “Bráfrica em nós”. Na marca, as modelagens são praticamente as mesmas, ela conta. Tal qual uma impressão digital, o que jamais se repete é o desenho.
Dresscoração é um projeto que veio pra tratar com a autoestima de jovens negras brasileiras e fomentar a ausência de imagens representativas na época. Hoje o cenário é outro, e o projeto também evoluiu pra uma marca de roupas com referências afro brasileiras e exaltação da BRÁFRICA EM NÓS.
Na internet, Loo atua como comunicadora & influenciadora digital, inspirando e encorajando seguidores do seu instagram pessoal a elevarem a autoestima, abandonando padrões eurocêntricos historicamente impostos e se reconectando à autenticidade da sua essência e raízes afro-brasileiras para a criação da sua própria identidade brasileira.
A esse movimento, ela dá o nome de Bráfrica em nós, nomenclatura presente em todos os segmentos dresscoração. Loo também fez parte do time de influenciadores NikeLab, selo street fashion da Nike, que chegou em 2016 ao Brasil.
Loo acredita que a nova geração de meninas negras sai à frente da dela justamente pelo advento da internet. Junto ao desespero e a necessidade de encontrar uma referência diferente dos estereótipos apresentados pela televisão, na web o povo preto consegue ser dono da sua própria narrativa.
É esse o espírito que a estilista quer trazer para a cidade natal, para onde voltou há pouco mais de um ano. Na capital baiana realizou o Bráfrica Day, um evento voltado ao afroempreendedorismo no qual reuniu, além de palestras e workshops voltados à cultura afro, auxílio para quem desejava começar o seu próprio negócio – instruções de como fazer um CNPJ ou abrir uma conta jurídica, por exemplo.
AT0224
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