Por favor, aguarde...

Motiveação Palestras Motiveação Palestras

 

Palestrantes

Sipat

Gerardo Portela

Especialista em Gerenciamento de Riscos

Gerardo Portela é Doutor em Riscos e Segurança pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Engenharia de Segurança pelo Charles W. Davidson College of Engineering, The California State University, em San Jose CA – USA. A San Jose State University é uma das principais universidades do “Vale do Silício”, região considerada a capital mundial da inovação, onde Gerardo Portela morou e atuou como pesquisador na área de Fatores Humanos.

Gerardo Portela atuou como pesquisador na área de Segurança Marítima e Offshore no Kelvin Hydrodynamics Laboratory, na University of Strathclyde, Glasgow – Scotland UK onde também morou. É Mestre em Gestão Tecnológica e Engenheiro Mecânico e Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, CEFET RJ.

Começou sua carreira muito jovem e tem mais de 30 anos de experiência profissional no mercado de engenharia, tendo atuado nas áreas de projetos, construção, montagem e operação de sistemas de segurança. Trabalhou nos segmentos de construção naval, siderurgia, construção e montagem, infraestrutura aeroportuária, petróleo, geração elétrica, segurança nuclear e segurança aeronáutica nas maiores empresas privadas, multinacionais e estatais brasileiras. Além das atividades profissionais, exerce atividades acadêmicas como Professor de cursos de pós-graduação em Segurança Offshore em diversas instituições no Brasil e no exterior disponibilizando cursos na COPPE UFRJ, PUC RJ, entre outros. Atua também nos cursos de Fatores Humanos e Segurança de Processo da Universidade Petrobras, empresa na qual atualmente exerce o cargo de Consultor em Riscos e Segurança. Gerardo Portela é reconhecido internacionalmente como referência nos temas Riscos e Segurança, atuando como comentarista convidado de diversos órgãos de imprensa do Brasil como Rede Globo, GloboNews, Record TV, SBT, Rede TV, Revistas Veja, Época, Portais UOL, R7, etc. Também é convidado e citado por órgãos de imprensa reconhecidos internacionalmente como LOS ANGELES TIMES e VOZ DA AMÉRICA nos USA, ABC Madrid na Europa, TV ASAHI JAPÃO, entre outros no Brasil e no exterior.  Gerardo Portela é autor contratado da maior editora de conteúdo científico, a Holandesa ELSEVIER onde publicou os livros “Gerenciamento de Riscos na Indústria de Petróleo e Gás” e “Gerenciamento de Riscos Baseado em Fatores Humanos e Cultura de Segurança”.  Também publicou pela Amazon o livro sobre gerenciamento de crises “Máquina de Superar Crises, Todos Nós Temos Uma”.

“Reconhecido pela mídia nacional e internacional, Gerardo Portela é o mais requisitado especialista em Riscos e Segurança do Brasil.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de SIPAT > >

Gerenciamento de Riscos Baseado em Fatores Humanos e Cultura de Segurança – Este livro apresenta os conceitos de cultura de segurança e fatores humanos de forma prática no gerenciamento de riscos e na segurança de empreendimentos tecnológicos.  Estes temas incluem aspectos subjetivos normalmente estranhos ao dia a dia dos engenheiros e técnicos em suas atividades rotineiras.  Os capítulos abrangem tais conceitos sintetizando-os e indicando uma metodologia aplicável a qualquer empreendimento tecnológico.

 

Gerenciamento de Riscos na Indústria do Petróleo e Gás –  De forma ampla e didática, direcionada ao público de graduação, a obra reúne e organiza conceitos, fundamentos, estratégias e boas práticas de engenharia de segurança offshore aplicáveis não somente às áreas da engenharia de petróleo, mas também às outras indústrias. Atualmente esse tipo de conhecimento é obtido através de fontes múltiplas, não havendo uma abordagem que concentre numa só obra as informações básicas necessárias sobre o tema relacionando-o com o mercado de óleo e gás. Uma das razões disso é que os profissionais de gerenciamento de riscos não terminam sua formação nos cursos de graduação, mas precisam de experiência prática e cursos complementares para alcançarem a maturidade que permite sua inserção no mercado.

 

Máquina de Superar Crises – Ilustrado com a atitude de pilotos em mais de 20 casos reais de emergências aéreas, o livro mostra como a mente humana bem treinada é uma verdadeira máquina de gerenciar e superar crises. Nós fazemos isso desde que nascemos e precisaremos continuar fazendo durante toda a vida. Crises econômicas, no mercado financeiro, crises políticas e sociais, crises empresariais, crises durante emergências em instalações industriais, ou no comando de grandes aeronaves de passageiros, emergências em plataformas de petróleo, em usinas nucleares, em grandes cidades e países, crises pessoais e familiares, crises morais, enfim todos os tipos de crise demandam dos seus gestores habilidades para conviver com as adversidades e superá-las.

Não há depoimentos para este palestrante no momento :/
Envie seu depoimento

Verificar Disponibilidade
TEMAS
  • Tecnologia
  • Sipat
  • Produtividade
  • Planejamento e Estratégia
  • Moderador de Debates
INVESTIMENTO

Entre R$ 8.000,00 e R$ 20.000,00

LOCALIZAÇÃO

Rio de Janeiro

Outros Palestrantes

Jorge Lordello (Doutor Segurança) SP
Sipat

Jorge Lordello (Doutor Segurança)

Delegado de Polícia

SOB CONSULTA