Gabriel Perisse
Mais sobre o palestrante
Pós doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudando A linguagem educacional brasileira. Quatro estilos contrastantes: Cristovam Buarque, Pedro Demo, Regis de Morais e Rubem Alves, em 2011.
Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com a tese Filosofia, ética e literatura: a proposta pedagógica de Alfonso López Quintás, em 2003.
Mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação Carlos Nejar: uma admiração problemática, em 1989.
Bacharel em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1985.
Desde 1983, ministra palestras e minicursos em escolas, universidades, empresas, editoras, sindicatos e associações culturais, percorrendo mais de 500 cidades brasileiras.
Desde 1996, publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática.
Desde 1989, publicou mais de 1.000 artigos e ensaios em revistas (acadêmicas e de divulgação científica), em jornais, blogs e sites, e traduziu mais de 10 livros para diferentes editoras, do inglês, do francês e do espanhol.
Entre 1998 e 2011, atuou como professor universitário e coordenador pedagógico (graduação e pós graduação) em São Paulo (SP).
Em 2005 criou, com outros educadores, em São Paulo, o Núcleo Pensamento e Criatividade, em convênio com a Escuela de Pensamiento y Creatividad.
Entre 2014 e 2016 atuou como professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (SP).
Em 2018, atuou como assessor do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. A partir de 2019, atua como especialista em Desenvolvimento Docente na mesma PUCRS.
Tema de Palestras
Conviver: Novos Conceitos para Humanizar o Cotidiano
Objetivo
Apresentar conceitos humanizadores vinculados à filosofia personalista e ao pensamento contemporâneo, tendo em vista os atuais contextos sociais e profissionais.
Tópicos
- O ser humano como ser da convivência.
- As dificuldades e os valores da convivência.
- O cotidiano: tempo e espaço de criatividade.
- Ideias sobre a humanização do humano: um paradoxo realista.
- Como os conceitos humanizadores atuam na conduta.
- Convivência, inteligência e liberdade.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
A Volta das Musas: Viver Melhor no Mundo Acelerado
Objetivo
As 9 musas nos ensinam a transformar a existência numa obra de arte. Conhecê-las e compreendê-las é inspiração para viver e trabalhar melhor, dando atenção ao essencial.
Tópicos
- Reaprender a falar, a ouvir e dialogar.
- O riso reflexivo diante da seriedade da vida.
- Como recuperar o senso da história e do sagrado nas tarefas cotidianas.
- A leitura do futuro, observando a realidade presente.
- Dançar conforme a música, ou inventar uma nova canção?
- A descoberta da 10ª musa.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Liderança: Uma Questão de Educação
Objetivo
O líder não nasce pronto e não pode contentar-se com as lições da escola da vida. A liderança é fruto de constante aprendizado pessoal e do exercício consciente de habilidades específicas.
Tópicos
- Liderança se aprende: premissas e promessas.
- O líder como mestre da autoliderança.
- Habilidades decisivas: leitura reflexiva, pesquisa ampla e interpretação crítica.
- A arte de contar histórias como instrumento para gerar mudanças.
- Emoção e pensamento no exercício da liderança.
- Ser líder é ensinar os outros a serem líderes.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
A Arte de Ensinar
Objetivo
A didática pode fazer das aulas ocasião de clarividência e beleza, na medida em que os docentes desenvolvam a criatividade, a sensibilidade e outros talentos inspiradores.
Tópicos
- Ensinar: criar situações de aprendizado.
- O prazer de aprender e ensinar.
- O transbordamento artístico no âmbito da educação.
- As virtudes estéticas do professor criativo.
- Ensinar a pesquisar, a refletir e decidir.
- O sentido da vida: tema transversal.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Bullying: Conflito Sim, Violência Não!
Objetivo
Propor reflexão aprofundada sobre a violência escolar em geral e o Bullying em particular, procurando formas de diagnosticar os problemas e superá-los com eficácia pedagógica.
Tópicos
- As raízes e as desrazões da violência: o fenômeno Bullying.
- A violência dentro de cada um de nós como causa da violência escolar.
- A relação entre conflitos e violência.
- O medo puxa o gatilho - atitudes que pioram a situação.
- Atitudes que convidam ao exercício criativo da autoridade e da liberdade.
- Soluções na sala de aula e no ambiente institucional.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas
O Professor do Futuro: Desafios na Idade Mídia
Objetivo
Pensar com os professores sobre sua prática docente para que, sem perder as conquistas do passado, mas apoiados em novos conceitos, desenvolvam formas criativas de aprender e ensinar.
Tópicos
- O professor do passado e suas funções tradicionais.
- A escola como instituição conservadora e inovadora.
- O futuro do professor depende da visão que ele tem si mesmo.
- O que aprendi com meu Ipad: aventuras na Idade Mídia.
- Os alunos.com.br: alunos plugados.
- Conhecer é co-nascer: propostas renovadas para o ensino contemporâneo.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Os Sete Pecados Capitais e as Virtudes da Educação
Objetivo
A partir de uma análise filosófica e artística sobre os chamados sete pecados capitais, enfatizar o poder transformador da Educação.
Tópicos
- As diversas acepções de pecado no âmbito da Educação.
- A Gula e a boa alimentação cultural e a Avareza na avaliação.
- A Soberba versus a Humildade de deixar que o outro aprenda.
- A relação entre a Ira e a tristeza. A Indignação como virtude.
- A Luxúria destrutiva versus o Amor. As artimanhas da Preguiça.
- A Inveja, obstáculo para a relação pedagógica.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Quem Ensina Sempre Aprende
Objetivo
Analisar as palavras quem, ensina, sempre, aprende, descobrindo significados que valorizam o entusiasmo e o idealismo na tarefa docente.
Tópicos
- A identidade e a personalidade do professor: o autoconhecimento.
- O aperfeiçoamento pessoal como tarefa cotidiana de quem ensina.
- O que ensinar e como ensinar? Pode-se ensinar tudo?
- O aprender como desejo inevitável e a maestria do aprender.
- Aprender é ler e interpretar. As disposições para aprender ao máximo.
- Como ensinar sempre? Como aprender sempre?
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Educação e Humor: O Riso Reflexivo
Objetivo
O riso reflexivo ajuda a ver o mundo em suas diferentes dimensões, seus contrastes e ambiguidades. O humor educa, ao libertar nossa inteligência das respostas prontas e insuficientes.
Tópicos
- As características definidoras do humor.
- Ironia como instrumento de conhecimento e crítica.
- O riso em sua relação com a linguagem docente.
- Ri melhor quem ri... para pensar.
- Educar para o bom humor, evitando a zombaria e o sarcasmo.
- A alegria de ensinar deflagra a alegria de aprender.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
A Aula Inesquecível: O Que É Qualidade Educacional?
Objetivo
A aula inesquecível decorre da qualidade educacional, a ser perseguida por professores, alunos, familiares, por toda a escola e, de modo abrangente, por toda a sociedade.
Tópicos
- O que é qualidade? E o que é qualidade educacional?
- Como transformar a aula numa ocasião de descobertas e surpresas?
- Qual a qualidade necessária do relacionamento entre professores e alunos?
- Escola de qualidade - escolhas de qualidade.
- O papel dos familiares e do entorno social.
- Resgatar a curiosidade natural como estratégia determinante do plano de aula.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Educar Nossos Filhos: Limites ou Horizontes?
Objetivo
É preciso repensar a educação familiar diante das novas configurações sociais e dos diferentes (e por vezes contraditórios) sistemas de valores que nos são apresentados.
Tópicos
- Dúvidas e perplexidades dos pais nesta primeira década do século 21.
- A Teoria da Escolha e suas sugestões para uma educação orientadora.
- A liberdade: uma velha questão em novos contextos.
- A Idade Mídia dentro de casa.
- Os limites limitam, e os horizontes estão longe...
- A linguagem do poder cria limites. O poder da linguagem abre caminhos.
Metodologia
A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
Outros Temas de Palestas:
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