Gabriel Chalita
Mais sobre o palestrante
Gabriel Chalita revelou-se escritor já aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro. Aos 15, criou uma coleção destinada a crianças em idade de catequese.
Sua obra compõe-se de mais de 70 títulos. Dos livros publicados, dois já foram lançados no exterior: Os dez mandamentos da ética (em 2004, na Argentina, no Chile e na Espanha, pela Editora Aguillar/Santillana) e Pedagogia do amor (em 2006, na Espanha, pela Editora PPC/SM).
Chalita é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica; mestre em Direito e em Ciências Sociais e graduado em Direito e em Filosofia. Atuou em diversas ONGs – entre elas, a Juventude Latino-Americana pela Democracia (Julad) – e deu início à carreira política aos 19 anos, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista.
Foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer e, posteriormente, secretário da Educação do Estado de São Paulo, além de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por dois mandatos. Em 2008, elegeu-se vereador da cidade de São Paulo, destacando-se como o mais votado do Brasil.
Em 2010, foi eleito deputado federal (PMDB–SP) com mais de meio milhão de votos. Atualmente, é secretário municipal de Educação de São Paulo.
Toda a trajetória de Chalita é dedicada à causa da educação.
Na administração pública, destacou-se pela busca de iniciativas que permitissem a consolidação de uma educação de excelência.
Dentre várias ações exitosas, instituiu o Programa Escola da Família, um conceito de envolvimento familiar e comunitário nas escolas estaduais, abertas nos fins de semana com atividades de recreação, de saúde, de esporte, de arte e de geração de renda.
Também implantou a Escola de Tempo Integral, iniciativa do Governo do Estado para aumentar a carga horária de aulas na rede pública, mantendo os alunos nove horas por dia na escola.
Do mesmo modo, o Caminho das Artes, para levar professores e alunos a teatros, cinemas e museus.
Dos títulos e das condecorações recebidos, destacam-se o Prêmio Personalidade do Ano 2005 – Educação, conferido pela revista ISTOÉ Gente; o Prêmio O Educador que Queremos 2005, do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); o Troféu Raça Negra 2005; o Prêmio Educação Visconde de Porto Seguro 2004 e o Prêmio Fernando de Azevedo – Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação.
Chalita é também professor dos cursos de graduação e de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), da Universidade Presbiteriana Mackenzie; palestrante nas áreas de educação, de filosofia, de ética e de relações interpessoais e membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras.
Publicou muitas obras, como, Cozinhando com poesia, 365 dias de inspirações filosóficas, Aprendendo com os aprendizes, entre outros.
Começou aos 17 anos a trabalhar com palestras para diferentes públicos, em escolas, universidades, empresas e organizações não governamentais.
Temas das Palestras
- Ética
- Estética
- Filosofia
- Educação
- Relações Intrapessoasis
- Política
- Bullying
- Comunicação Coorporativa
- Etiqueta empresarial
- Gestão Pública
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
Contrate o(a) palestrante Gabriel Chalita.
Palestrantes relacionados
Marcelo Bretas
Alexandre Ventura
Douglas Linares Flinto Fundador do Instituto Brasileiro de Ética Empresarial
Alípio Casali
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor