Dorival Machado Atendimento ao Cliente

Dorival Machado

São Paulo, SP
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Mais sobre o palestrante

Um dos mais lembrados palestrantes e apresentador quando o assunto é cobrança de dívidas e redução da inadimplência.

Dorival Machado é graduado em Comunicação Social pela Fundação Casper Líbero, pós graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas da qual foi docente, pós graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e MBA em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso fez alguns cursos liderança e negócios nos Estados Unidos e diversos no Disney Institute em Orlando, Florida, Estados Unidos.

Tem conduzido mais de 100 palestras, cursos e workshops pelo Brasil presencialmente ou a distância.

Seu livro mais recente, Captação de Matrículas para Instituições de ensino é um guia completo de como o atendimento pode trazer mais alunos. Esse livro é uma verdadeira caixa de ferramentas de foco no cliente e questionários que ensinam como criar argumentos convincentes na recepção dos pais e alunos em visita a escolas.

Na obra anterior, Em busca da Inadimplência Zero, a abordagem inexiste no mercado, o foco nas pessoas que cobram e suas relações com quem é cobrado.

O best seller Redução da Inadimplência no setor da educação aborda o assunto sob a premissa de que se organizarmos os procedimentos, processos e políticas, os riscos de não pagamentos são menores. Não que não existam!

Dorival Machado trabalhou para poucas e grandes organizações. Iniciou sua vida profissional no Grupo Pão Açúcar, em seguida na Sears Roebuck S/A, depois disso passou pela Volkswagen do Brasil. Já na década de 1980 trabalhou para a Agroceres Sementes e Grupo Eluma. Em 1991 criou a DMC3 Consultoria e por três anos atuou com duplo papel: o de consultor e o de executivo de recursos humanos do Laboratório Roche, seu último emprego. A partir de 1994 decidiu se dedicar a sua empresa que completa 30 anos em 2021.

Nos anos 2000 iniciou estudos sobre o modelo Disney de gestão e como ele pode trazer ganhos as empresas no Brasil. Fez diversos cursos no Instituto Disney em Orlando, como Excelência em Liderança e Gestão, Excelência na Qualidade em Serviços, Inspirando a Criatividade, Lealdade a Marca e Entregando mais do que o esperado entre outros.

Em 2013 lançou a 1ª turma do Seminário Melhores práticas do modelo Disney aplicadas ao mercado educacional que aconteceu em Orlando, Florida, Estados Unidos. Inovador, intenso e 100% focado, este programa vem se repetindo anualmente com sucesso desde então. Em 2021 está prevista a 7ª turma.

Este treinamento é dividido em duas partes ao longo de uma semana, início no domingo e término no sábado, com carga horária de 10 a 12 horas por dia. A primeira parte acontece em sala de aula todos os dias pela manhã. No período da tarde todo o conteúdo é vivenciado nos parques temáticos e como ele pode ser levado para cada instituição presente. É uma experiência para a vida toda segundo diversos participantes comentaram.

Anualmente visita os parques da Disney pelo menos duas vezes, uma para estudo e outra para a realização do seminário sempre em no mês de setembro.

Dorival é um dos mais lembrados palestrantes e apresentador quando o assunto é cobrança de dívidas e redução da inadimplência, excelência em atendimento Disney, Técnicas de Liderança e Vendas com Foco no Cliente. Autor de diversos livros, consultor, articulista, palestrante e coordenador do seminário anual em Orlando, Florida, Estados Unidos sobre o Práticas do Modelo Disney aplicadas as organizações, que acontece desde 2013.

 

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Palestras

01

Eficácia na liderança e gestão de pessoas para coordenadores pedagógicos

Sobre a palestra:

O papel do coordenador pedagógico foi robustecido nos últimos anos. De estritamente técnico se tornou um gestor do maior centro de custo da escola: os professores.

E como liderar os que “andam sozinhos” enquanto outros precisam de “puxões e empurrões”? Como equilibrar foco nas tarefas com foco nas relações? É disso que trataremos.

02

Administração do tempo, aumento da produtividade e qualidade de vida

Sobre a palestra:

As pessoas planejam seu dia, mas basta “botar os pés na escola” para que os incêndios mudem a ordem das coisas.

Diante disso se propõe oferecer caminhos para que organizem melhor suas atividades, revejam comportamentos, definam prioridades e ajam sobre elas. Tudo a partir das ferramentas apresentadas que contribuirão para aumentar a produtividade, auxiliarão a conviver com a ansiedade e o estresse e melhorarão a qualidade de vida.

03

Melhores práticas do modelo Disney aplicadas ao mercado educacional

Sobre a palestra:

As instituições de ensino e a Disney tem muita coisa comum. Ambas vendem sonhos, lidam com a emoção, conquistam um lugar na mente dos seus clientes (alunos na escola e convidados na Disney) e produzem lembranças memoráveis.

Esta palestra objetiva mostrar como isso é conseguido. Quais são os pilares de serviços da Disney e quais os da sua escola? Como entender os clientes, atender e encantar entregando mais do que o esperado. E disso que falaremos.

04

Gerenciamento de pessoas em tempos turbulentos

Sobre a palestra:

As transformações no mundo  dos negócios exigem que as instituições tenham times engajados e comprometidos,  que gostem do que fazem e que vistam a camisa da instituição.

Lidar com gente não é  tarefa facial e torna-se ainda mais difícil na ausência de estruturas adequadas  de Recursos humanos e a falta de políticas claras e objetivas, que sinalizam  para a valorização do trabalho e das pessoas. É com base nisso que esta  palestra é desenvolvida.

05

Atuação do coordenador pedagógico como gestor nas instituições de ensino

Sobre a palestra:

Os tempos mudaram. Não podemos manter na estrutura da Instituição de Ensino profissionais em cargos de liderança que não entendam do “business” educacional, que não enxergam a organização de helicóptero, que não tenham uma macro visão.

Esta apresentação fortalecerá o planejamento das ações da coordenação, auxiliando a desenvolver projetos educacionais em conjunto com professores, pares e superiores, sempre com visão estratégica.

06

Captação de Alunos: o poder do atendimento ao cliente como ferramenta na conquista de mais matrículas

Sobre a palestra:

As instituições investem fortemente recursos para atrair o potencial cliente a visitá-la. Ocorre que nem sempre se conserta a casa para receber o convidado. A mídia faz sua parte e atrai. Por outro lado, internamente, na escola, será que ele vai sentir coerência entre o que o atraiu e o que, de fato, ele consegue enxergar na visita?

Será que há na escola uma atmosfera propícia a impressionar favoravelmente? O pessoal está mobilizado, independente de qual cargo ocupe, em conquistar mais alunos para que a escola se perpetue? É disso que trataremos nesta palestra.

07

Como converter contatos pessoais, telefônicos e pela internet em mais alunos

Sobre a palestra:

Nesta palestra propomos avaliar os canais de comunicação pelos quais os pais e alunos entram em contato com as instituições.

Falaremos sobre os processos de atendimento por telefone, presencial e mesmo digital, as principais falhas e dicas de melhorias sempre visando obter mais alunos

08

Rota encantadora: onde colocar os holofotes nas visitas de pais

Sobre a palestra:

Você sabia que boa parte da decisão de escolha de uma escola é consequência de uma brilhante apresentação da sua infraestrutura?

Que existe muita emoção nesse processo? Como podemos usá-la em nosso favor? Onde jogar os holofotes durante o percurso? Como vender o valor e não o preço? Como reagir frente a alegações de que a escola é cara, se dá descontos ou bolsas. Como encantar na visita? É disso que esta palestra trata.

09

Análise de mercado, concorrência e criação de mapa de valor para captação de mais matrículas

Sobre a palestra:

Nesta palestra trataremos dos cinco aspectos para criar uma verdadeira caixa de ferramentas que fortalecerá os argumentos daqueles que apresentam a escola para pais e alunos.

Analisaremos o perfil dos clientes durante e pós Covid19, quais necessidades tem, como são os concorrentes, o que diferencia sua escola e como apresentar esses diferenciais aos olhos dos clientes, como vender o preço e como criar um mapa de valor.

Com isso aumentaremos a chances de conquistar mais alunos.

10

Gerenciamento dos processos e procedimentos de cobrança para a redução da inadimplência

Sobre a palestra:

Efetuar a cobrança de pais e alunos em um cenário de normalidade já é uma tarefa difícil. Diante dos efeitos da Covid19 tudo fica mais difícil e exige ainda mais esforço e competência.

Nesse momento, em especial, as escolas precisam rever suas políticas de cobrança, reavaliar procedimentos e processos em relação aos resultados que estão sendo obtidos e fazer adequações.

Nesta palestra abordaremos o passo a passo desde a decisão de como a escola vai tratar inadimplentes até negociações diferenciadas frente ao panorama para aumentar os índices de recuperação de dívidas.

11

Treinando a equipe para como cobrar o inadimplente e manter o cliente nas instituições de ensino

Sobre a palestra:

Nesta palestra discorreremos sobre os três aspectos que impactam a inadimplência diretamente: política de cobrança, sistemas de cobrança e gente preparada, com destaque para este último.

O grande desafio do momento, em que estamos afetados pelas consequências da pandemia, com queda da atividade econômica, desemprego em alta e níveis crescentes de endividamento, saber “apertar sem espanar” é o grande segredo.

Precisamos que nossos clientes, sejam pais ou alunos, entendam e se esforcem em priorizar a educação em seus pagamentos. Resumindo: precisamos que eles paguem e continuem clientes.

Esse será o mote desta palestra.

12

Técnicas atualizadas de cobrança por telefone nas escolas sob a influência Covid19

Sobre a palestra:

Diante de um cenário econômico agravado pelas consequências da pandemia, a cobrança por telefone requer aprofundamento em competências que até então já existiam, mas em um nível não extremo como agora.

A proposta desta palestra é enfocar os aspectos comportamentais que contribuem positivamente para que a cobrança seja profissional e que os resultados esperados sejam atingidos.

O ato de cobrar será explicado em cada uma das suas fases e sugestões serão oferecidas para que o uso do telefone seja um recurso eficaz na cobrança.

13

Inadimplência Zero nas escolas: do posicionamento a ação

Sobre a palestra:

Inadimplência zero é o sonho de qualquer mantenedor. Esta palestra se propõe a contar casos de sucesso instituições com números 5, 3 e até menos que 1% ainda que a legislação seja a mesma para todos.

Serão abordadas 4 opções de posicionamentos para que sua escola se defina por qual caminho tomar e a partir daí definir suas estratégias de ação.

14

Curso para iniciantes em cobrança no mercado educacional

Sobre a palestra:

Cobrar clientes inadimplentes é uma ciência segundo Revista Exame há algum tempo. Isso significa que pessoas improvisadas gerarão resultados incertos. As escolas precisam profissionalizar ao invés de improvisar.

O que se propõe nesta palestra é abordar a qualificação necessária para o cobrador iniciante nos dias atuais, em que a pandemia elevou o nível de exigência, como também mais de 60 dicas de abordagens para que os possam conquistar resultados satisfatórios.

15

Excelência na gestão de pessoas com ênfase na liderança

16

Programa de formação de novos líderes

17

Técnicas de chefia e liderança

18

Equipes de alta performance

19

Gestão de pessoas no modelo Disney

20

Ferramentas poderosas de gestão para novos líderes

21

Técnicas consagradas de gestão do tempo para melhoria da produtividade

22

Fortalecimento das competências de liderança em tempos de pandemia

23

Técnicas para dar e receber feedback

24

Liderança, motivação e impulsionamento dos subordinados

25

Cases de liderança para inspirar: Apple, Starbucks, Disney,

26

Alto impacto na cobrança por telefone em tempos de pandemia

27

Curso básico de cobrança de dívidas para iniciantes

28

Como cobrar o inadimplente, manter e ainda fidelizar o cliente

29

Inadimplência Zero: práticas e processos consagrados

30

Procedimentos impactantes em negociação de dívidas

31

Técnicas atualizadas para recuperação de créditos

32

Posicionamentos poderosos para reduzir a inadimplência

33

Gestão de representantes comerciais

34

Como fazer do atendimento ao cliente um fator de competitividade

35

Gestão dos processos da qualidade do atendimento ao cliente

36

Atendimento de excelência com base no modelo Disney

37

Mais do que atendimento: práticas de gestão para entender, atender e encantar

38

O modelo Disney de gestão aplicado às organizações brasileiras

39

Impulsionando resultados nas vendas com foco nas pessoas

40

Formação de profissionais de vendas

41

Gerenciamento de equipes de vendas

42

Desenvolvendo habilidades e competências de vendas em momentos de pandemia

43

Técnicas atualizadas de vendas de produtos e serviços

44

Integração, comprometimento em busca da excelência

45

Motivação, engajamento e pertencimento: ação ou reação?

46

Iceberg corporativo: atitudes estão acima da água – crenças estão abaixo

47

Perspectivas para o ano novo – uma análise de cenários

48

Modelo de liderança Disney

49

Profissionais que as empresas procuram em cenários turbulentos: os extraordinários

50

Vendas na era digital – venda consultiva

51

Gurus inspiram, mas não resolvem seus problemas

52

Team building: fortalecendo sentimento de equipe

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Gabriela Gabriela Analista de Marketing / AFIP

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