Celso Vasconcellos
Mais sobre o palestrante
Celso Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP e especialista em planejamento escolar.
Pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista e professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, Celso Vasconcellos é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, prestando assessoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.
Ao longo de sua extensa carreira, participou de inúmeros processos de planejamento em escolas. Para ele, existem três medidas básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe.
Como autor, escreveu diversos livros, como “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico”, “Construção do Conhecimento em Sala de Aula” e “Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem”.
AT0124
Palestras
Gestão da Sala de Aula
As 3 dimensões da Gestão da sala de aula
A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com Conhecimento
O Desafio da Qualidade da Educação
O que é qualidade da educação?
A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria Crítica (Docta Gaudium)
Avaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora
O que veremos?
A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos
A Atividade Humana como Princípio Educativo
Essa palestra tem os objetivos de:
- Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
- Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.
(In)Disciplina: A Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas Contemporâneas
Essa palestra tem os objetivos de:
- Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana
Essa palestra tem os objetivos de:
- Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento
- Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno
- Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.
Identidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética
Essa palestra tem os objetivos de:
- Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor
- Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas
- Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.
Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração
Tópicos Abordados:
- Planejamento da Atividade de Ensino
- Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
- Mobilização para a Aprendizagem
- Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
- Ciclos de Formação
- Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
- Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
- Avaliação como Prática de Inclusão
- Construção da Disciplina em Sala de Aula e na Escola
- Papel da Coordenação Pedagógica
A Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas Contemporâneas
Essa palestra tem os objetivos de:
- Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
Educação Infantil: Bonitezas e Desafios
Tópicos Abordados:
- (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola
- Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração
- Planejamento da Atividade de Ensino
- Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
- Mobilização para a Aprendizagem
- Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
- Ciclos de Formação
- Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
- Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
- Avaliação como Prática de Inclusão
- Papel da Coordenação Pedagógica
Contrate o(a) palestrante Celso Vasconcellos.
Palestrantes relacionados
Vitor Del Rey
José Francisco Soares
Joana D'Arc Felix
Professor Pasquale
Jussara Hoffmann
Gustavo Reis
Jay Olshansky
Nuno Arcanjo
Emília Cipriano
Karina Francis
Renato Leite
Joel Dutra
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor