País dividido: como unir os colaboradores da sua empresa?

País dividido: como unir os colaboradores da sua empresa?

O Brasil está passando por um dos momentos mais delicados quando o assunto é política. A eleição 2018 para eleger presidente, governadores, senadores e deputados terminou há poucos dias, mas os impactos causados continuam presentes na rotina das pessoas.

O país se dividiu em dois posicionamentos, até aí tudo certo, já que vivemos em uma democracia. O problema está na forma como as pessoas estão reagindo às opiniões contrárias.

As divergências, muitas vezes, se transformam em desentendimentos, inclusive entre os   colaboradores de uma empresa. Essa é uma situação que precisa de bastante atenção dos gestores, afinal a união e o bom convívio é essencial para que todos cresçam e para que a companhia possa alcançar os seus objetivos.

Se você percebeu que seus funcionários estão evitando a interação por conta de questões políticas, é importante promover ações que visam unir a equipe novamente. Eu conheço algumas iniciativas que estimulam essa integração e que podem ajudar a sua empresa neste momento complexo. Confira a seguir!


Fortaleça o senso de grupo

As opiniões distintas dos funcionários podem ser ótimos gatilhos para promover o diálogo e a troca de experiências entre o grupo. Quando tudo é pautado pelo respeito, os ganhos são muitos, mas quando o desentendimento ultrapassa os limites da boa convivência, a situação torna-se complicada. Nesses casos, é preciso fortalecer o senso de grupo e a importância de cada colaborador dentro do sucesso da empresa.

O trabalho em equipe, o senso de coletividade e o respeito podem ser trabalhados de diferentes formas com os funcionários, como por meio de encontros guiados nos quais os colaboradores tenham que concluir uma tarefa em conjunto, como a montagem de um simples quebra-cabeça.

Outra ação que desperta o senso de grupo e ainda motiva os colaboradores é a retrospectiva de momentos importantes para a companhia. Podem ser fotos, vídeos, notícias e demais documentos que mostram que cada passo da empresa só foi possível graças ao trabalho, dedicação e união de todos.


Eventos corporativos ajudam a unir os colaboradores

Quando o clima está “pesado”, é comum a empresa pensar em adiar ou até mesmo cancelar os eventos corporativos, pois há um certo receio sobre a aceitação dos funcionários. Mas, é importante ressaltar que um evento bem planejado é capaz de unir o time em prol de metas e objetivos em comum.

Algumas experiências, como confraternizações, são ótimas oportunidades para reaproximar os colaboradores, quebrando barreiras criadas pela discordância política. Outras ações interessantes são as gincanas, competições esportivas e atividades lúdicas que ajudam os funcionários a lidarem com novos sentimentos e emoções, facilitando a identificação de pontos a melhorar no âmbito pessoal e profissional.


O poder das palestras motivacionais

Em situações complexas como a atual, renovar as energias e ampliar os horizontes é muito importante. Por isso, as valiosas palestras motivacionais se tornam ainda mais relevantes neste período. Ao contratar o palestrante certo, a sua companhia conseguirá motivar o time a dar o melhor de si e se unir para a realização de um bem comum.

Hoje, há muitas opções de palestrantes que compartilham conhecimentos e experiências fundamentais para ampliar a performance, integrar as pessoas e alcançar resultados ainda melhores para o seu negócio.

Por exemplo, os palestrantes que vieram do esporte vivenciaram inúmeras situações que provam a importância do respeito, da união e da troca constante de aprendizado. Em momentos de distanciamento, essas mensagens são capazes de mudar alguns pensamentos limitantes que estão afastando os colegas de trabalho, sendo uma estratégia eficaz para a união do grupo.

Essas são apenas algumas das iniciativas que os gestores podem adotar para melhorar o clima organizacional após esse conturbado período de eleições. Gostou das dicas? Tem outras ideias interessantes para unir os funcionários? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

 

Até o próximo post!

Escreva um comentário