O fracasso e as cicatrizes só nos fortalecem.

O fracasso e as cicatrizes só nos fortalecem.

Assim iniciarei o texto de hoje, com essa frase impactante e importantíssima dita pelo ex-presidente dos EUA, Barack Obama, para 10 mil pessoas em sua última visita ao Brasil, durante um dos maiores eventos de inovação digital do mundo, o VTex Day.

Acredito que podemos aprender e empreender, e muito, com essa simples frase não apenas em nossos negócios, mas também para a vida e o futuro como um todo. De fato, não foi nada além do que ouço e leio sempre com bons aconselhadores, mas foi uma bela injeção de ânimo e o entendimento de que estamos no caminho certo.

Dentre tudo o que foi apontado, alguns pontos ficaram na memória: Uma vez que sabemos que é preciso estar em constante aprendizado, nos guiaremos pela curiosidade, persistência e confiança, mesmo com os obstáculos que aparecerão. Devemos também aprender a investir em capital humano além de conhecimento técnico, e no meio desse processo não abrir mão da nossa qualidade de vida, saúde, familiares e amigos, pois o tempo passa depressa e são momentos que não têm preço.

Nós, empreendedores, que acordamos todos os dias para fazer do nosso negócio algo útil e recompensador, tanto financeiramente quanto para nós mesmos, escolhemos fazer da nossa maneira e oferecer produtos e/ou serviços, sem atentar contra a natureza e nossa integridade por poder, como Obama mesmo citou em sua palestra. Estamos na trilha correta.

Reaprendi também a importância de incentivarmos nossas equipes e crescer junto com elas. Afinal, o próprio ressalta que “para ser um bom líder, você não precisa saber todas as respostas, basta fazer as perguntas certas, ter pessoas melhores do que você no time. Servir e empoderar os outros”

Então, sorrio aliviada em saber que estou no caminho certo e incentivo as pessoas, empreendedores, líderes a estarem neste mesmo passo, onde há sim dias mais trabalhosos do que outros, mas o sentimento de dever cumprido no final do dia nos recompõe para novas fases, ainda mais competentes.

Marcia Pitta – Consultora de Marketing e Vendas

Escreva um comentário