HR TECH: veja os benefícios dessas tecnologias para sua empresa

HR TECH: veja os benefícios dessas tecnologias para sua empresa

A tecnologia mudou o dia a dia das empresas, não é verdade? Tudo ficou mais fácil e acessível inclusive a gestão de recursos humanos. E isso ocorreu devido ao surgimento de ferramentas digitais que foram criadas para solucionar muitos problemas dessa área e que são chamadas de HR Tech.

De fato, as soluções de HR Tech vêm transformando o modo como as empresas lidam com pessoas do recrutamento à demissão, passando pela seleção, contratação, desenvolvimento e relacionamento com cada colaborador. Os processos ficaram mais rápidos, dinâmicos e inteligentes, colaborando até com a redução de custos.

E para mostrar como isso pode ser alcançado, convidamos você a continuar a leitura e descobrir como a HR Tech pode melhorar, em diversos aspectos, os resultados da sua empresa.

Otimização dos processos de recrutamento e seleção

Antigamente, as vagas de uma empresa eram divulgadas em comunicados internos, jornais e por meio de agências especializadas em recrutamento. Contudo, com o avanço da tecnologia, esse cenário mudou thekoalition.com.

O ambiente on-line vem sendo cada vez mais utilizado para otimizar os processos de recrutamento e seleção de candidatos. Existem outras formas além das plataformas digitais que divulgam as vagas, realizam testes e a candidatura dos profissionais.

Uma delas é o monitoramento de perfis. Por meio dele, profissionais de RH fazem a análise dos perfis dos candidatos com o intuito de saber se são compatíveis com a missão e os valores da corporação.

Outra maneira de otimizar os processos de recrutamento e seleção ocorre com o auxílio de aplicativos e softwares que fazem essa análise de modo automático indicando os candidatos que têm potencial para uma determinada vaga.

Neles, os candidatos são ranqueados de maneira criteriosa a partir da avaliação de diversas frentes formação acadêmica, área de atuação, perfil profissional, rede de relacionamento e outros.

Desse modo, a HR Tech mostra o quanto um candidato é atrativo ou não para a vaga e vice-versa, além de apresentar os pontos fortes e de melhorias para que ele busque o próprio desenvolvimento.

Gerenciamento de contratações, demissões, salários e outros

As soluções em HR Tech também podem colaborar com o gerenciamento de contratações. Elas estão em sintonia com as especificidades e normatizações impostas pelo governo.

Vale destacar que 2018 é o ano em que passou a vigorar o e-Social, a plataforma digital que unifica o processo de fechamento da folha de pagamento e facilita o cumprimento das obrigações trabalhistas.

Essa ferramenta é vinculada a órgãos como Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da folha de pagamento, outros 14 itens serão entregues por meio do e-Social.

Mas a tecnologia também auxilia outros aspectos, como o pagamento de salários que podem ser agendados e pagos, por exemplo, por meio de cartões pré-pagos e que substituem a burocracia que o colaborador enfrenta ao abrir uma conta no banco.

Todos os documentos dos colaboradores podem ficar disponíveis em um sistema, facilitando o acesso e o controle da sua equipe de RH. Torna-se mais prático buscar informações em um software do que em gaveteiros e arquivos físicos.

Monitoramento da produtividade dos colaboradores

As soluções em HR Tech também influenciam positivamente na produtividade dos seus colaboradores. Por meio de um software de planejamento, é possível facilitar a criação e organização de tarefas, projetos e cronogramas.

O rendimento de cada colaborador é apresentado em um gráfico que mostra sua curva de aprendizado — apontando a velocidade com a qual ele cresce dentro da organização. Isso é essencial para revelar talentos que podem se transformar em líderes.

E um ponto positivo desse acompanhamento feito pela área de Recursos Humanos é que as informações geradas ficam em um ambiente on-line. Desse modo, outros membros da equipe podem continuar o processo de avaliação de onde ele parou.

Já o gestor do colaborador tem a possibilidade de visualizar com mais clareza as habilidades desse profissional, direcionando-o para as atividades que têm mais relação com o perfil dele.

Outro ponto importante é que o monitoramento da produtividade dos colaboradores identifica aqueles que talvez estejam precisando de atenção impedindo que o baixo rendimento afete ainda mais a motivação desses profissionais.

Facilitação da gestão de benefícios

Sabia que uma boa gestão de benefícios ajuda o RH a ser uma área mais estratégica para a empresa? Isso ocorre porque ela consegue atender com eficiência às demandas do capital humano da organização.

E como a gestão de benefícios é a prática que tem por objetivo atrair e reter colaboradores talentosos, ela precisa ser feita de maneira ímpar e, ao mesmo tempo, precisa do suficiente para funcionar.

Com a ajuda de soluções em HR Tech, o gestor de RH consegue escolher e oferecer os benefícios certos, favorecendo a todos. Do mesmo modo, por meio de relatórios, torna-se possível estudar as preferências dos colaboradores e avaliar a disponibilidade do orçamento da companhia.

Essa precisão na gestão de benefícios traz vantagens, como a diminuição da rotatividade de pessoal e absenteísmo afinal, as pessoas terão menos motivos para sair da empresa.

O clima organizacional também recebe um apoio muito importante para sua manutenção, contribuindo com a valorização das pessoas e o consequente aumento da produtividade e dos resultados da equipe.

Redução de custos por meio da automação de tarefas

Todos os benefícios das soluções em HR Tech que foram citados até o momento levam a companhia à redução de custos seja por meio da diminuição de gastos com contratações e demissões ou a precisão das ações do RH.

Contudo, outro aspecto que a tecnologia para Recursos Humanos traz é a redução de custos por meio da automação de tarefas. Isso foi citado no exemplo do software que compara candidatos e vagas.

Além disso, a automação diminui a quantidade de erros que podem acontecer em tarefas manuais, bem como o retrabalho que envolve a correção delas. Sendo assim, sobra mais dinheiro para investir em melhorias contínuas.

Portanto, considere as soluções de HR Tech para sua empresa. Independentemente do porte ou segmento, é fundamental que ela conte com o apoio de tecnologia de ponta para reduzir custos e, ao mesmo tempo, se tornar mais competitiva no mercado.

MARCELO BRAGA

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Escreva um comentário