E o que acontece depois da ressaca?

E o que acontece depois da ressaca?

“Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir” Steve Jobs

Mais um ano se passou e com ele as festas de réveillon, a roupa branca ou amarela além do pulo das sete ondas. Fizemos promessas acreditando que em 2019 tudo vai acontecer e ser melhor.

Mas e depois da festa, quando tudo voltou ao normal e chegou a hora de encarar a volta ao trabalho? Será que a luta pelos sonhos e planos continuaram realmente?

E você, se mantém empenhado na realização dos seus sonhos e projetos durante todo o ano? Olhe para trás, como foi no ano passado e nos anos anteriores?

Pergunto, porque vejo no dia a dia e durante minhas palestras que a grande maioria das pessoas voltam ao “normal”, esquecendo toda aquela gratidão e sonhos de final de ano. As pessoas parecem que voltam a ser empurradas pelos seus problemas ao invés de conduzidas pelos seus sonhos.

Essa é a razão que faz com que eu mostre nas minhas palestras que a solução para a maioria das pessoas é criar o seu próprio caminho, vejo a maioria indo de carona do tipo deixa a vida me levar e pesquisas mostram que 80% das pessoas não tem ou não sabem seu objetivo de vida. Isso é facilmente observado quando assistimos aquela brincadeira com casais onde é perguntado para cada um em separado, qual é o seu objetivo de vida? Geralmente as respostas são completamente diferentes e aí eu penso, como é possível a família atingir seus objetivos se marido e mulher pensam totalmente diferente?

Pôr isso é fundamental você ter em mente o seu real objetivo de vida e aí, então, procurar seguir os cinco passos básicos, abaixo, na busca pelos seus sonhos:

– Motivação: É o combustível que impulsiona os talentos e muitos são perdidos pela falta da motivação. Pense num carro sem combustível, não te levará a lugar nenhum. É importante saber que a motivação tem que ser diária, assim como o banho.

– Conhecimento: A única coisa que ninguém tira de você é o seu conhecimento, segundo Albert Einstein. Tudo que não está expandindo está encolhendo e o mesmo acontece com o seu cérebro.

– Comprometimento: Fazer o que tem que ser feito na hora que tem que ser feito. Pesquisas mostram que 30% dos problemas das empresas são de ordem técnica e 70% causados pelas pessoas, pois em algum momento do processo essas pessoas não estavam completamente comprometidas em busca da sua excelência.

– Confiança: É não desistir perante as dificuldades e muitos talentos são perdidos pôr desistirem. O jogador Cafu, da seleção brasileira, pôr exemplo, foi reprovado oito vezes antes de ser escolhido na peneira para começar a treinar e não desistiu, no fim acabou sendo campeão do mundo pôr duas vezes. Aí eu pergunto, quantos “Cafus” será que deixaram de existir?

– Gratidão: A neurociência mostra que a gratidão age numa área do cérebro responsável pela motivação, diminuição do stress e a felicidade. Já a felicidade libera dopamina que estimula no cérebro os centros de aprendizagem. Portanto a neurociência comprova que vale a pena ser grato. Agora pare para pensar, independente da sua crença, se você não agradece à vida pelo que você tem, qual a razão, então, para a vida te dar mais?

O mais importante de tudo é continuar acreditando e lutando, principalmente depois que a ressaca do réveillon passar, pois nada é tão nosso quanto os nossos sonhos.

“Se você pode sonhar, você pode realizar” Walt Disney

Vale a reflexão.

Um feliz 2019 e muito sucesso!

 

André Castro

Palestrante Especialista em Gestão de Pessoas e Felicidade

Escreva um comentário