Democracia: saiba quais são os ganhos em exercê-la em sua empresa

Democracia: saiba quais são os ganhos em exercê-la em sua empresa

De acordo com o dicionário Michaelis, uma das definições da palavra democracia se refere ao “Sistema de governo em que cada cidadão tem sua participação”. Vivemos em um país democrático no qual cada de um de nós tem papel a desempenhar na sociedade, com direitos e deveres.

Até aqui acredito que não tenha apresentado nenhuma novidade para você. Mas a ideia central que desejo trabalhar neste artigo tem a ver como a democracia exercida dentro das empresas.

Há diferentes tipos de liderança que podem ser adotados pelas companhias, como liderança liberal (com foco no liderado), liderança coaching (com ênfase na performance), liderança situacional (com foco na maturidade e situação) e liderança democrática (com ênfase no líder e liderado).

Hoje, quero compartilhar com você os benefícios que a liderança democrática — pautada por um sistema participativo — tem para oferecer para as empresas de todos os segmentos e portes. Vamos conferir?

Fortalecimento da integração e do trabalho em equipe

Como mencionei no início, o Brasil é um país democrático, onde todos nós temos a chance de participar direta ou indiretamente das decisões voltadas ao coletivo. O mesmo conceito é aplicado na liderança democrática. O líder abre espaço para que os colaboradores da empresa tenham o direito de expor as suas opiniões sobre os mais diferentes temas relacionados à companhia, sugerindo, sempre que necessário, mudanças que estimulam as pessoas a se conhecerem melhor e a criarem vínculos entre si.

Outro ponto interessante que a liderança democrática proporciona para a integração do time tem a ver com o desenvolvimento de uma visão sistêmica, que faz com que cada colaborador entenda como o seu papel é importante para que todos alcancem melhores resultados.

Com um grupo integrado, o trabalho em equipe transcorre de uma forma natural, pois as pessoas se conhecem, têm empatia umas pelas outras, inclusive pelo líder, e isso proporciona a realização de tarefas de forma conjunta e focada em um objetivo comum, que pode ser o cumprimento de uma meta, aumento das vendas, conquista de novos clientes, entre outros.

Motivação do time

Como abordado no tópico acima, a democracia exercida dentro das empresas é fundamental para a integração dos funcionários e para o trabalho em equipe. Mas, um bom líder democrático é capaz de despertar outros sentimentos positivos no time, como a motivação.

Quando os funcionários percebem que a sua opinião é valorizada e sua participação é importante, a motivação surge com bastante força. Esse sentimento vem acompanhado da dedicação e de um trabalho intraempreendedor, pois cada funcionário se vê como um membro responsável pela realização dos projetos corporativos.

Esse é um ganho importante para as empresas, pois é promovido um maior entendimento e um alinhamento estratégico entre o que o líder apresenta ao time e o que de fato é realizado pelos colaboradores.

Melhorias para o clima organizacional

O posicionamento do líder interfere diretamente no clima organizacional. Quando a opção é pela democracia, que estimula a participação coletiva, o clima de toda a empresa se torna mais leve, produtivo e colaborativo, pois os membros se enxergam como um grupo.

E você, já pensou em como é atuar em um ambiente harmonioso e democrático? Faça esse breve exercício e você perceberá que é realmente motivador. Vale ressaltar que a liderança democrática pode ser desenvolvida em qualquer negócio, basta se informar sobre as melhores práticas, fazer um bom plano estratégico e inserir as ações participativas no dia a dia da empresa.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo e aproveito para te convidar para acompanhar as nossas próximas postagens. Até lá!

Escreva um comentário