Ziraldo

Escritor

Ziraldo Motiveação

Ziraldo é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. É criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), em 1954, uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e posteriormente no Jornal do Brasil, em 1963. Seus personagens (entre eles Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho) conquistaram os leitores.

Em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também é a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. Em 1960 recebeu o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina. Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5. Em 1980, lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema. Ziraldo foi também o fundador da revista “A Palavra” em 1999. Ilustrações de Ziraldo já figuraram em publicações internacionais como as revistas “Private Eye” da Inglaterra, “Plexus” da França e “Mad”, dos Estados Unidos.

Desde o ano de 2000 Ziraldo participa da “Oficina do Texto”, maior iniciativa de coautoria de livros do Mundo, criada por Samuel Ferrari Lago, então diretor do Portal Educacional, onde já ilustrou histórias que ganharam textos de alunos de escolas do Brasil todo, totalizando aproximadamente 1 milhão de diferentes obras editadas em coautoria com igual número de crianças.

“Ziraldo é um dos escritores mais famosos do Brasil.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de Cultura > >

Download Perfil

Livro---O-Menino-da-TerraO menino da terra – ‘O Menino da Terra’ conta a história do personagem Nan, último sobrevivente da Terra. Nan, que significa ‘menino’ no idioma chinês, é o galactomenino do planeta Terra. Apesar de viver além do milésimo século, de a humanidade já contar com todo o progresso imaginável e de dispor de tecnologia avançada, ninguém ainda havia descoberto uma maneira de driblar a morte e a destruição.

 

Livro---O-Menino-MaluquinhoO menino maluquinho – Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *