Ruy Ohtake

Arquiteto

Ruy Ohtake motiveação

Ruy Ohtake é formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O arquiteto paulista vem imprimindo uma linguagem própria em mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior. Em sua arquitetura, mescla a pesquisa tecnológica, atenta a nossa indústria de construção, com depurada e original plasticidade. Graças a isso, a sua obra logra o difícil êxito de ser a um só tempo autoral e sensível às nossas condições e necessidades.

Comprometido em realizar uma arquitetura brasileira contemporânea, tendo a inovação como princípio, Ruy Ohtake consegue colocar a sua marca em projetos para os mais variados fins: obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios de apartamentos e de escritórios e residências.

No Brasil conquistou, em 2007, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil. Recebeu os títulos de Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura de Santos e de Professor Honoris Causa da Universidade Braz Cubas. Seu reconhecimento internacional já o levou a fazer parte do seleto grupo de arquitetos convidados do 20º Congresso da União Internacional de Arquitetos (1999), em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando, para proferir uma das principais conferências, na Assembléia do Povo, que reuniu 6.000 pessoas. Na comemoração dos 60 anos da FAU-USP, em 2008, foi o arquiteto convidado a fazer uma exposição no grande espaço projetado por seu mestre Vilanova Artigas.

Elogiado por Oscar Niemeyer por sua liberdade plástica, o desenho de Ruy Ohtake, ganhador de 25 prêmios, está impresso em ruas e avenidas de importantes cidades brasileiras e no exterior. É dele, por exemplo, entre outras obras em São Paulo, os hotéis Unique e Renaissance, o Expresso Tiradentes, o Centro Cultural de Guarulhos (Adamastor), o Instituto Tomie Ohtake, o premiado Parque Ecológico do Tietê, no qual é também responsável pela sua atualização e expansão. A reforma do Estádio do Morumbi, a urbanização de seu entorno, o restaurante D.O.M., do Chef de cozinha brasileiro Alex Atalaalém da já terminada obra do Centro de Treinamento para os atletas, são também obras representativas do arquiteto na capital paulista, ao lado ainda dos edifícios Santa Catarina, na Avenida Paulista, e Fundação Carlos Chagas, na Rua Conde de Sarzedas, do Conjunto Residencial e do Pólo Educacional de Heliópolis.

O arquiteto assina ainda o Brasília Alvorada Hotel, o Estádio do Gama, o Brasília Shopping e o Laboratório União Química, em Brasília. Recentemente já viu construído seu projeto para a para a Orla de Bertioga e atualmente desenvolve um grande Aquário com peixes do Pantanal, em Mato Grosso do Sul.

No exterior, são de sua autoria a Embaixada Brasileira e a residência do Embaixador, em Tóquio, o Club de Las Americas, em Santo Domingo, Jardins e Museu Aberto da OEA – Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos. Com sua obra, já ganhou exposições individuais no Brasil e no exterior e é convidado permanentemente por universidades brasileiras e estrangeiras para proferir palestras. Em novembro último, esteve em Nova York a convite da Columbia University, onde fez palestra e workshop.

“Eu entendo a arquitetura como uma manifestação da arte – Ruy Ohtake”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes da Arquitetura > >

Download Perfil

livro - ruy ohtakeRuy Ohtake – Neste livro o autor apresenta com os seus projetos dos últimos dez anos, incluindo Hotel Unique, Ohtake Cultural, Edifício Berrini 500, Edifício Berrini 1681 e muitos outros num total de vinte e seis projetos. Com texto de abertura de autoria de Luis Grossman, o livro também apresenta uma entrevista feita pela jornalista Leila Kiomura.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *