Por favor, aguarde...

Motiveação Palestras Motiveação Palestras

 

Palestrantes

Arquitetura e Design

Jaime Lerner

Arquiteto e urbanista

Jaime Lerner, é arquiteto e urbanista, graduado na Universidade Federal do Paraná. Jaime foi um dos criadores e estruturadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) em 1965, participou da preparação do Plano Diretor de Curitiba que resultou numa transformação física, econômica e cultural da cidade e foi prefeito de Curitiba em três mandatos.

Durante seu primeiro mandato, Jaime consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo reconhecido mundialmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo. Nos mandatos seguintes, além das ações de planejamento urbano inovadoras, Lerner intensificou e implantou programas que resultaram avanços sociais importantes, colocando Curitiba entre as capitais com a melhor qualidade de vida do mundo.

Eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner promoveu a maior transformação econômica e social da história do Estado. Apoiado numa vencedora política de atrações de investimentos, o Paraná consolidou sua posição como um dos principais focos econômicos do país, recebendo U$ 20 bilhões em investimentos entre 1995 e 2001. Reproduzindo a experiência de sucesso de Curitiba, Jaime Lerner modernizou transporte, uso de solo, educação, saúde, saneamento, lazer e industrialização como um todo.

Quando esteve fora de cargos públicos, Jaime Lerner continuou desenvolvendo diversos projetos de arquitetura e planejamento urbano. Na década de 60, ele e sua equipe venceram dois importantes concursos de arquitetura: 1o colocado no Concurso Nacional para a Sede da Policia Federal em Brasília, 1968; 2o. colocado no Concurso Internacional Eurokursaal em San Sebastian, Espanha, 1966. Foi membro do grupo de jovens arquitetos brasileiros que representaram o Brasil na Exposição Bienal de Paris em 1969. Em 1989 ganhou a Medalha de prata no International City Design Competition promovido pela Escola de Arquitetura e Planejamento urbano da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos.

Lerner foi professor convidado pela Universidade de Berkeley, Califórnia e deu diversas palestras nas Universidades de Cincinnati (USA), Columbia (USA), Osaka (Japão) entre outras. Participou também de seminários e congressos em diversos países como Colombia, Puerto Rico, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Recentemente ministrou curso como professor convidado pela Universidade de Columbia.

É também um dos fundadores do Instituto Jaime Lerner, centro criado para disseminar estratégias de desenvolvimento urbano. Em julho de 2002, Lerner foi eleito presidente da União Internacional dos Arquitetos , UIA, para um mandato de três anos. Seu principal programa na UIA foi o projeto Celebração das Cidades, que convocou todos os países e culturas para desenvolver propostas para soluções urbanas.

Desde 2003, Jaime Lerner preside o Jaime Lerner  Arquitetos Associados, seu escritório de arquitetura em Curitiba. A empresa tem um quadro de consultores e colaboradores em diversas áreas de conhecimentos, reunidos através da experiência obtida em Curitiba e nos diversos projetos em outras cidades brasileiras e no exterior. Atualmente o escritório desenvolve trabalhos para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Joinville, Cuiabá, São Caetano, Campinas, e também David (Panama), Oaxaca, Durango (Mexico), Luanda (Angola) além de diversos projetos para o setor privado.

“Jaime Lerner participou da preparação do Plano Diretor de Curitiba que resultou numa transformação física, econômica e cultural da cidade e foi prefeito de Curitiba em três mandatos.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes da Arquitetura e Design > >

livro - acuputura urbanaAcupuntura urbana – Neste livro Jaime Lerner mostra que o planejamento é um projeto, que por melhor que seja não consegue gerar transformações imediatas. Quase sempre é uma centelha que inicia uma ação e a subseqüente propagação desta ação. É o que Lerner chama de uma boa acupuntura.

 

 

livro - vizinho parente por parte de ruaO vizinho: parente por parte de rua – Personagens de uma cidade fictícia falam sobre a vida nos grandes centros urbanos. São diversas histórias, contadas com humor e senso crítico, a partir de temas como a convivência harmooniosa, a solidariedade e o meio ambiente. Apesar de dedicado ao público infanto-juvenil, o livro, ilustrado pelo cartunista Claudius, tem um texto muito bem trabalhado, que irá agradar a leitores de todas as idades.

Não há depoimentos para este palestrante no momento :/
Envie seu depoimento

Verificar Disponibilidade
TEMAS
  • Sustentabilidade
  • Política
  • Empresários de Sucesso
  • Arquitetura e Design
INVESTIMENTO

Entre R$ 30.000,00 e R$ 40.000,00

Outros Palestrantes