Família Schürmann

Famosa por velejar ao redor do mundo

Família Schürmann Motiveação

A Família Schürmann é famosa por velejar ao redor do mundo. É composta por Vilfredo Schürmann e Heloísa Schürmann, e seus filhos Pierre Schürmann, David Schürmann, Wilhelm Schürmann e Kat Schürmann (filha adotiva do casal, nascida na Nova Zelândia em 1992 e falecida em 2006 devido a complicações decorrentes da AIDS). Foi a primeira família brasileira a circunavegar o mundo em um veleiro, sendo também uns dos pouquíssimos cidadãos brasileiros que já estiveram em alguns dos lugares mais remotos da Terra, tais como a ilha de Santa Helena, as Ilhas Pitcairn e o Território Britânico do Oceano Índico.

Partiram de Florianópolis em 1984 e passaram dez anos velejando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Os filhos cresceram a bordo, estudando por correspondência. Wilhelm foi o único dos filhos que permaneceu dez anos ininterruptos no veleiro. Em 1988, Pierre decidiu estudar Administração de Empresas nos Estados Unidos, onde morou até 1994. David desembarcou na Nova Zelândia em 1991, graduando-se em Cinema e Televisão.

O sonho de refazer a rota do navegador português Fernão de Magalhães nasceu antes mesmo dos Schürmann retornarem ao Brasil da primeira viagem em 1994. Foram três anos de planejamento para o projeto: a expedição Magalhães Global Adventure. Em 1997, a família, no veleiro Aysso, iniciou essa nova volta ao mundo, dessa vez com a pequena Kat Schürmann, filha caçula do casal Schürmann, de apenas cinco anos de idade. A Família Schürmann percorreu 32.657 milhas (ou 60.481 quilômetros), durante 912 dias, passando por 48 portos, 31 ilhas, 19 países e nove territórios. A expedição foi acompanhada em 44 países, pela internet.

A última etapa da circunavegação foi o trajeto Lisboa-Porto Seguro na rota de Pedro Álvares Cabral, dentro das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Em 2004, a família Schürmann completou vinte anos de aventuras. Nessas duas décadas visitaram os lugares mais remotos e marcantes do planeta, tendo passado também por momentos tensos, tais como ondas superiores a dez metros, e ventos de 120km/h na Nova Zelândia. Mas também conheceram paisagens maravilhosas, fizeram grandes amigos e viveram experiências incríveis. Para celebrar esses vinte anos de história no mar, a família Schürmann navegou de Florianópolis até Fortaleza, Ceará. Nessa terceira expedição, a única realizada exclusivamente na costa brasileira, a família Schürmann reencontrou amigos e voltou a locais importantes que marcaram sua trajetória.

Em 2011, participou da descoberta dos destroços de um submarino alemão afundado em águas territoriais do Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial.

“A Família Schürmann é famosa por velejar ao redor do mundo.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de Trabalho em Equipe > >

Download Perfil

Livro---Pequeno-segredoPequeno segredo: a Fantástica vida de Kat com a família Schurmann – Heloisa Schurmann é de uma família conhecida pelas aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro. Quis o destino que o dia a dia da família fosse surpreendido pela chegada de Kat, uma pequena e animada criança que passou a dividir com eles uma vida feliz pelos mares. Em ‘Pequeno Segredo’, Heloisa conta uma história sobre os presentes dados pelo acaso, que permanecem mesmo quando nos são tirados. Sobre como um filho, biológico ou não, pode modificar por completo a nossa vida. E, acima de tudo, sobre até onde podemos ir quando somos tocados pela força do amor incondicional.

 

Livro---Navegando-com-o-sucessoNavegando com o sucesso: Lições de liderança, trabalho em equipe e capacidade de superar desafios – Depois de 18 anos ministrando palestras e oito realizando workshops, Vilfredo Schürmann percebeu que estava na hora de levar ao mundo dos negócios um relato das suas experiências de viagens ao redor do mundo. No mar, o velejador descobriu que as dificuldades são importantes para o crescimento e a transformação. E foram inúmeros os desafios que ele e sua família enfrentaram ao longo dos mais de 20 anos de aventuras pelos mais perigosos e encantadores recantos do planeta. Com essa bagagem, ele aprendeu que uma expedição é um aprendizado de convivência, de atitudes, de tomada de decisões e de comprometimento com um objetivo comum – assim como o dia-a-dia em uma empresa. Fazendo uma analogia entre as dificuldades da vida no mar e os desafios constantes do mundo dos negócios, Navegando com o sucesso discute os princípios comuns às duas áreas enquanto narra as experiências que os Schürmann viveram ao conhecer povos e culturas tão diversos. Ótimo contador de histórias – e com muitas histórias ótimas para contar -, Vilfredo leva o leitor numa fascinante viagem de volta ao mundo ao mesmo tempo em que o faz refletir sobre o verdadeiro sentido de palavras como sucesso, família, liberdade, trabalho em equipe, perseverança e disciplina. Emocionante e inspirador, este é mais que um livro de memórias ou um manual de liderança: é uma celebração à capacidade que cada um de nós tem de realizar seus sonhos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *