Cléber Machado

Jornalista e locutor esportivo

Cléber Machado - motiveação

Cléber Tadeu Machado, mais conhecido como Cléber Machado, é jornalista e locutor esportivo. Atualmente, Cléber trabalha como narrador para a Rede Globo. Machado é formado em Jornalismo pela FMU.

Cléber começou a carreira no fim da década de 1970, trabalhando na Rádio Bandeirantes e na Rádio Tupi. No ano seguinte, foi para o Sistema Globo de Rádio, onde iniciou seu trabalho com o esporte na equipe de Osmar Santos. Na televisão, começou na TV Gazeta de São Paulo e, posteriormente, na antiga TV Vale do Paraíba, de São José dos Campos, pertencente, então, à Rede Globo. Em 1988, foi para a TV Globo. Desde então participou da cobertura de alguns dos mais importantes eventos esportivos do mundo, como Fórmula 1, Olimpíadas, Copas do Mundo e Corrida de São Silvestre, entre outros.

Cléber Machado também foi responsável por narrar o desfile das Escolas de Samba do Rio por 8 anos, sendo transferido para narrar o Carnaval de São Paulo, do qual fez a cobertura por 3 anos. Cléber Machado atuava como repórter, trabalhando também na locução de compactos de lutas de boxe e outros eventos esportivos que eram exibidos no programa Esporte Espetacular, na época exibido nas noites de domingo. Sua mudança para narrador ocorreu na Copa do Brasil do mesmo ano. Apresentava a edição paulista do Globo Esporte. Foi o apresentador do programa Arena SporTV, cargo que deixou e também apresentava o bloco esportivo do SPTV, às segundas e quintas.

Cléber é o narrador titular do futebol paulista na Rede Globo. Narrou as Copas do Mundo de 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Narra também jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, entre outros. Ganhou por três vezes tanto o Troféu Imprensa como o Prêmio Comunique-se. Cléber narrou algumas conquistas importantes do esporte brasileiro. O narrador interpretou a si mesmo em alguns capítulos da novela Avenida Brasil. Nessa participação, narrava os jogos do Flamengo, time do personagem Tufão, interpretado por Murilo Benício. Atualmente, Cléber ocupa o lugar de segundo narrador esportivo da Globo, o primeiro é Galvão Bueno, e é o titular dos jogos transmitidos para o estado de São Paulo.

“Atualmente, Cléber Machado é o segundo narrador esportivo oficial da Globo.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes do Jornalismo > >

Download Perfil

Não há livros para esse profissional.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *