Chico Pinheiro

Jornalista e apresentador

Chico Pinheiro comanda o programa Sarau na GloboNews e é âncora do Bom Dia Brasil da Globo. Faz parte do Conselho do Instituto São Paulo Contra a Violência, do Instituto Ayrton Senna e do Centro de Voluntariado de São Paulo.

Chico Pinheiro se formou em Jornalismo em 1976. Sua estréia na imprensa ocorreu em 1971, como estagiário do Diário de Minas (MG), primeiro na editoria de Geral e depois na de Esportes. Ainda antes de se formar, ingressou na sucursal mineira do Jornal do Brasil (RJ). A redação era chefiada por Eduardo Simbalista, que mais tarde assumiu a direção regional da TV Globo Minas (MG), que mais tarde o convidaria para a emissora.

Chico Pinheiro foi um dos organizadores do Seminário São Paulo Sem Medo, promovido pela TV Globo em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP). O evento, realizado em maio de 1997, fez parte das comemorações dos vinte anos do telejornal Bom dia São Paulo e teve a presença de autoridades brasileiras, líderes comunitários e especialistas do Brasil e do exterior. As conclusões do seminário foram encaminhadas ao governador e ao prefeito de São Paulo. Como decorrência do evento, em 1998 foi criado o Instituto São Paulo contra a Violência, congregando as principais entidades da classe empresarial do Estado.

Outro importante resultado do seminário foi a campanha Sou da Paz, pelo desarmamento da população, cuja ideia inicial partiu da filha mais velha de Chico Pinheiro, Ana Catarina. Uma das marcas da campanha foi um filme, exibido em vários estados do País, que retratava a própria sociedade civil organizando ações pelo desarmamento. O Jornalismo da TV Globo acompanhou a mobilização, produzindo reportagens sobre vítimas da violência, sobre a entrega e destruição das armas de fogo e sobre ações de conscientização, como a troca de armas de brinquedo das crianças por bolas, bonecas e outros jogos.

Por sua atuação social, Chico Pinheiro recebeu o Prêmio PNBE Cidadania 2000 (Pensamento Nacional de Bases Empresariais de Cidadania), distinção normalmente concedida a instituições e não a pessoas físicas. Em 2001, por sua atuação no SPTV, recebeu o título de Jornalista Amigo da Criança, concedido pela Andi Comunicação e Direitos. Também foi finalista do Prêmio Comunique-se na categoria Mídia Eletrônica/Cultura por seu programa na GloboNews, em 2010 e 2011.

Desde 2003, o jornalista comanda a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo.

Em setembro de 2011, ele deixou o SPTV 1ª. Edição e passou para a rede nacional da TV Globo, como apresentador do Bom Dia Brasil, substituindo Renato Machado, que passou a ocupar o posto de correspondente da emissora na Europa.

“Chico Pinheiro é um dos principais jornalistas e apresentadores da Rede Globo.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes do Jornalismo > >

Download Perfil

Não há livros para este profissional.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *