Por favor, aguarde...

Motiveação Palestras Motiveação Palestras

 

Palestrantes

Educação

Celso Vasconcellos

Doutor em Educação, Mestre em História e Filosofia da Educação, Pedagogo, Filósofo, Pesquisador e Palestrante

Celso Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Alguns temas trabalhados por Celso Vasconcellos:

Gestão da Sala de Aula

A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com o Conhecimento.

Desafio da Qualidade da Educação

A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria Crítica (Docta Gaudium)

Avaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora

A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos  maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos

Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo

Objetivos visto por Celso Vasconcellos:

– Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano

– Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionalista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.

O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana

Objetivos:

– Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento

– Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno

– Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.

A Questão do Interesse e da Mobilização – Desafios e Perspectivas Contemporâneas

Objetivos:

– Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula

– Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea

– Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.

Identidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética

Objetivos:

– Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor

– Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas

– Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.

Educação Infantil: Bonitezas e Desafios (Novo)

(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola

Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração

Planejamento da Atividade de Ensino

Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos

Mobilização para a Aprendizagem

Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula

Ciclos de Formação

Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação

Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos

Avaliação como Prática de Inclusão

Papel da Coordenação Pedagógica

 

“Às vezes, há uma tentação enorme de ficar gastando tempo com problemas menores, quase sempre da esfera administrativa ou burocrática. Justamente por isso é tão importante planejar o planejamento. – Celso Vasconcellos”

 

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de Educação > >

 

Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico  Por uma série de distorções históricas, o planejamento, seja como Projeto de Ensino-Aprendizagem ou Projeto Político-Pedagógico, acabou ficando marcado, na representação dos educadores, tanto pelo ‘Impossível’ (não é possível planejar de forma autêntica), quanto pelo ‘Contingente’ (não é necessário, da maneira como vem acontecendo não resolve).

 

Construção do Conhecimento em Sala de Aula  “O conhecimento é a grande categoria do processo educacional. É estratégia fundamental e privilegiada de vida, de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura a catalisa nossas experiências. O conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento”.

Não há depoimentos para este palestrante no momento :/
Envie seu depoimento

Verificar Disponibilidade
TEMAS
  • Motivação
  • Gestão de Pessoas
  • Ética
  • Educação
INVESTIMENTO

Até R$ 8.000,00

LOCALIZAÇÃO

São Paulo

Outros Palestrantes

Adélia Prado MG
Educação

Adélia Prado

Poetisa

Entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00
André Belotti SC
Educação

André Belotti

Psicanalista Clínico

Até R$ 8.000,00
Bráulio Bessa
Educação

Bráulio Bessa

Poeta

Entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00
Celso Antunes SP
Educação

Celso Antunes

Professor

Até R$ 8.000,00