Carlos Alberto Sardenberg

Jornalista do Grupo Globo

carlos alberto sardenberg motiveação

Carlos Alberto Sardenberg é jornalista, é âncora do programa CBN Brasil, veiculado de terça a sexta, das 12 às 14hs, pela CBN, rede nacional de radio jornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews), e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve coluna no jornal O Globo, às quintas.

Sardenberg é um dos principais vencedores do Prêmio Comunique-se. Tem 10 troféus. Venceu três vezes na categoria Âncora de Rádio; cinco vezes como Comentarista Econômico – Mídia Falada e duas vezes na Mídia Escrita.

Foi escolhido como o segundo mais admirado jornalista de Economia do país, por votação no meio de comunicação, um prêmio concedido pelos portais Jornalistas&Cia e o portal Maxpress. Isso na votação de 2016. Nesse mesmo prêmio, ficou entre o 10 jornalistas mais admirados do país, em 2014.

Mantém o site, www.sardenberg.com.br, com informações e comentários econômicos. Na tevê, foi apresentador do Jornal das Dez da Globonews, do telejornal da Gazeta Mercantil e do Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).

Jornalista desde 1969, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.

Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior. De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad), ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

De 1987 a 1988, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.
Outras atividades principais que exerceu:

  • Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil.
  • Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo.
  • Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.
  • Colunista da Folha de S. Paulo
  • Colunista de O Estado de S. Paulo

“Carlos Alberto Sardenberg é um dos principais analistas econômicos da atualidade.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes da Economia > >

Download Perfil

Livro---Neoliberal,-nãoNeoliberal, não. Liberal – O livro traz em oito capítulos: Casos brasileiros: o marreteiro, o gringo e Antonio Ermírio Funcionários e ladrões Esquerda, direita, nem tanto Liberdade e castigo Do socialismo ao…capitalismo Quinze anos com a mesma política econômica Riqueza e distribuição, o difícil balanço Privatizações, ideologia e necessidade.

 

 

Livro---O-assunto-é-dinheiroO assunto é dinheiro – Assuntos espinhosos da economia transformados em papos que conciliam leveza e profundidade. Este é o grande diferencial do livro ‘O assunto é dinheiro’, que reproduz os diálogos do programa ‘CBN Brasil’, uma parceria de sucesso entre a Rádio CBN e o jornal Valor Econômico. Como contabilizar gastos e orçamento? Dicas sobre o mercado de investimentos. Finanças comportamentais. Poupança e aposentadoria. Sai o economês árido e entram experiências do dia-a-dia analisadas pelos jornalistas especializados em assuntos econômicos Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *