Bolívar Lamounier

Sociólogo e cientista político

Bolívar Lamounier Motiveação

Bolívar Lamounier é doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Foi fundador e primeiro diretor-presidente do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (Idesp), um dos principais órgãos de pesquisa sócio-política do Brasil, onde permanece como pesquisador sênior e diretor de pesquisa.

Bolívar foi, também, membro da Comissão de Estudos Constitucionais (Comissão Afonso Arinos), nomeada pela Presidência da República em 1985 para preparar um anteprojeto da Constituição, e coordenador do programa de estudos sobre a revisão constitucional do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em 1992-93. É membro do Conselho de Orientação Política e Social (Cops) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); presidente do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade de Campinas; e membro da Comissão Consultiva sobre a Reforma do Estado, nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1996. Diretor da Augurium – empresa de Análise, Consultoria e Empreendimentos.

“Alguém ainda acha que combater a corrupção é um simples “moralismo”? – Bolívar Lamounier”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de Política > >

Download Perfil

Livro---Da-independência-a-LulaDa independência a Lula: dois séculos de política brasileira – Neste livro, Bolívar Lamounier analisa a história política brasileira desde o século 19, remontando à implantação e à paulatina construção das instituições democrático-representativas.

 

 

 

Livro---A-classe-média-brasileiraA Classe Média Brasileira: Ambições, Valores e Projetos de Sociedade – O autor trata do crescimento da classe média nos países emergentes como um dos fenômenos sociais e econômicos mais importantes desde as últimas décadas do século 20. O livro esclarece para o leitor alguns questionamentos sobre como se compõe atualmente a classe média. Como exemplo, o volume cita os índices de expansão do que se tem denominado de a “nova classe média”.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *