Biro Biro

Ex-Futebolista Brasileiro

Biro Biro Motiveação Palestras

Antônio José da Silva Filho, mais conhecido como Biro Biro (Olinda, (PE) 18 de maio de 1959), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia é considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

Iniciou sua carreira futebolística no Sport e ficou nacionalmente conhecido em 1978, ano de sua contratação pelo Corinthians, principalmente, pela declaração do Presidente Vicente Matheus, que disse na imprensa que teria contratado um tal de Lero-Lero. Com as características de muita aplicação tática em campo e grande preparo físico, conquistou a torcida corinthiana, adquirindo muito carisma.

Disciplinado dentro e fora de campo, exercia certa liderança na equipe tanto que participou da Democracia Corinthiana, movimento político iniciado no começo da década de 80 pelos jogadores do clube, ao lado de Sócrates, Casagrande e Wladimir. Foi campeão paulista em 1979, 1982 e 1983. Na final do Campeonato Paulista de 1982 fez dois gols na vitória de 3×1 contra o São Paulo contribuindo na conquista do título.

Quando parou de jogar foi treinador de futebol, carreira na qual comandou Grêmio Mauaense, Barra do Garças, Francana e Guarujá.

 

  • Fez 589 partidas pelo Corinthians. Número esse que o coloca como quinto jogador que mais vezes defendeu o clube.
  • É o volante que mais vezes marcou pelo Timão, com 75 gols.
  • No mesmo ano de sua conquista do Campeonato Paulista, 1988, ele foi eleito vereador de São Paulo com expressiva votação da Fiel torcida.
  • Com a popularidade que tinha dentro e fora de campo, recebeu 80 mil votos para o Senado em um protesto contra o regime militar.
  • Biro-Biro era uma das bases da chamada “Democracia Corinthiana”.

“Biro Biro era uma das bases da chamada “Democracia Corinthiana.”

 

 

< < Clique aqui e veja outras opções de personalidades do Futebol > >

Download Perfil

Não há livros para este profissional

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *