Adélia Prado

Poetisa, professora, filósofa

Adelia Prado Motiveação

Adélia Prado, nascida em Divinópolis, é poetisa, professora, filósofa e contista ligada ao Modernismo.

Seus textos literários retratam o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único. Ganhou notoriedade em 1976, quando enviou o manuscrito de Bagagem para Affonso Romano de Sant’Anna, que exercia na imprensa crítica literária assinando uma coluna no Jornal do Brasil. Admirado, acabou por repassar os manuscritos a Carlos Drummond de Andrade, que incentivou a publicação do livro pela Editora Imago em artigo do mesmo periódico.

Professora por formação, ela exerceu o magistério durante 24 anos, até que a carreira de escritora tornou-se a atividade central. Em termos de literatura brasileira, o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante, tendo-se em conta que Adélia incorpora os papéis de intelectual e de mãe, esposa e dona-de-casa.

“Adélia Prado costuma dizer que o cotidiano é a própria condição da literatura.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes de Educação > >

Download Perfil

Livro---A-duração-do-dia

A Duração do dia – Expõe uma poetisa sutil em versos que falam de amor, desejos, frustrações, sonhos. Numa narrativa pessoal, Adélia volta a temas recorrentes em sua literatura – a vida provinciana, a religiosidade, as cores do campo, num espelho de sua própria experiência. Muitas vezes, Adélia opta por expor conflitos entre o sagrado e o profano, observados a partir de coisas simples da natureza ou até mesmo da leitura de um texto religioso.

 

 

Livro---FilandrasFilandras – Neste livro a autora revela uma contista sedutora e sutil por trás da aclamada poeta. Segundo dicionários Filandras seriam, entre outras definições, ´fios delgados e longos´, ´flocos que esvoaçam pelo ar e cobrem os vegetais´. As 43 histórias do livro podem, certamente, ser lidas separadamente. Mas ganham outra dimensão quando se começa a unir os fios, os pequenos detalhes que revelados em cada uma delas permitem construir a vida de seus personagens.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *