Adalberto Piotto

Jornalista

Adalberto Piotto Motiveação Palestras

Adalberto Piotto44 anos, é jornalista, âncora de notícias em rádio e TV, documentarista, produtor e palestrante nas áreas de economia, realidade brasileira, política e jornalismo. Tem formação acadêmica em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialização em Economia pela Fea-USP.

Atividade profissional I

Desde dezembro de 2016, é âncora e editor-chefe do programa Cenário Econômico, da TV Brasil, emissora pública da EBC, produzido e transmitido diariamente da B3 (antiga BM&FBOVESPA), em São Paulo.

Em 2013, dirigiu e produziu o filme Orgulho de Ser Brasileiro (2013) www.orgulhodoc.com.br, de sua autoria, que disseca o estilo de ser do brasileiro com todas as suas nuances e oscilações de sentimento enquanto cidadão.

Trabalhou em várias emissoras de rádio e TV como âncora, editor e repórter.

Na CBN São Paulo, foi repórter e âncora titular do CBN Total entre 1998 e 2011. Durante o período também acumulou passagens pela ancoragem do Jornal da CBN 1ª Edição, CBN Brasil e Sintonia CBN.

Em 2014, apresentou o Jornal da Manhã e ancorou as eleições brasileiras pela Rádio Jovem Pan de São Paulo. Também foi comentarista de política e realidade brasileira.

Nos anos de 2014 e 2015, foi criador, âncora, diretor e produtor associado da série de entrevistas e documentários sobre realidade política e economia brasileiras “Um Brasil” e “Pensando o Brasil”, para a Fecomercio São Paulo. (vide links abaixo)

Documentarista, produtor e mediador de debates:

https://youtu.be/7QPlXRYESXs

Âncora e editor-chefe do programa Cenário Econômico, TV Brasil.

Os elevados juros ao consumidor no Brasil:

https://youtu.be/PMGkBujH1F0

Atividade profissional II – Produções independentes e palestras

Em maio de 2015, a convite das universidades norte-americanas de Harvard – MA, e Columbia – NY, exibiu o seu documentário em longa-metragem Orgulho de Ser Brasileiro e proferiu palestra “O Brasil por nós mesmos”.

Em junho de 2014, foi palestrante no King’s College London durante a exibição do seu filme Orgulho de Ser Brasileiro. A exibição do documentário e a palestra “O Brasil por nós mesmos” foi durante a Copa do Mundo de 2014. O filme hoje faz parte do acervo de conteúdo especial para estudantes de Brasil e América Latina da instituição.

Entre 2013 e 2014, foi o palestrante convidado do Road Show de exibições do “Orgulho de Ser Brasileiro” com palestras e debates sobre o Brasil nas unidades do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola – em São Paulo, Campinas, Brasília, Manaus e Fortaleza.

Desde 2004, tem feito palestras sobre as transformações do cenário brasileiro nas áreas de política, economia, sociedade e comunicação em várias escolas, universidades no Brasil e no exterior.

É articulista e ensaísta de várias publicações como “Congresso em Foco”, “Comunique-se”, entre outras.

 

Coberturas, seminários no exterior e séries de reportagens

– É autor da série especial de rádio “O 11 de Setembro: um ano depois”, indicada ao Prêmio Libero Badaró de Jornalismo.

– Prêmio Ethos de jornalismo pela série sobre responsabilidade social das empresas.

– Imprensa Embratel com a reportagem “Pirataria nas Ruas do Brasil”.

– GP Ayrton Senna de Jornalismo com “Escola de crianças…no hospital!” sobre educação hospitalar de crianças no Hospital do Câncer de São Paulo.

– Cinco vezes indicado entre os 10 melhores âncoras de rádio do site Comunique-se, especializado em mídia.

Em setembro-outubro de 2009, foi um dos 16 latino-americanos selecionados para a primeira conferência sobre sustentabilidade econômica, ambiental e de relações internacionais entre a Austrália e América Latina, o que resultou na apresentação do trabalho Thirst for Sustainability. (Melbourne, AU, ALALP 2009)

Em junho de 2006, foi visitante convidado do Ministério de Relações Exteriores da França para o programa de entrevistas sobre Relações Internacionais (Iraque, Irã, Conselho de Segurança da ONU), Comércio Exterior (rodada Doha, negociações Mercosul/União Européia) e Política Agrícola Francesa.

Em 2004, foi selecionado pelo Departamento de Estado do governo dos EUA para o International Future Leadership Program, programa do governo americano de reconhecimento de futuros líderes no mundo. Durante a viagem, foi palestrante da “Semana de Educação Internacional da New School University” de Nova York (Palestra: Nós, o Brasil).

Correspondente no Seminário Energy & Power sobre a abertura do monopólio do petróleo brasileiro em Houston, Texas, em 2002.

Em junho de 2006, foi convidado da BBC de Londres para palestra no programa de aperfeiçoamento interno dos jornalistas da redação do Serviço Brasileiro da BBC.

 

Atividade social e cidadania

É embaixador do Instituto Trata Brasil, organização não governamental dedicada a promover estudos e apontar soluções para o saneamento básico no país.

É editor do blog Homo Sapiens criado para discutir a espécie humana.

Além disso, encontra algum tempo para a poesia.

 

“O documentário Orgulho de ser brasileiro, foi um momento de ruptura na carreira de Adalberto Piotto.”

 

 

< < Clique aqui e veja outros Palestrantes do Jornalismo > >

Download Perfil

Não há livros para este profissional

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *